quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

“Métodos de estudo” - 10º.C

Cem minutos com a Dra. Ana sem minutos de tédio!
Cem minutos de sessão, cem minutos de aprendizagem.
Nem todo o tempo gasto é perdido.
     Aperfeiçoar o aperfeiçoado….


Numa gelada manhã de terça-feira, numa das aulas de Biologia/Geologia, recebemos a Sra. Psicóloga, dra. Ana Azevedo. Esta aula teve como intuito conversarmos sobre os métodos de estudo dos alunos, a melhor forma de estudar e partilhar ideias.
Como estar atento nas aulas; tirar os melhores apontamentos; organizar informação; saber o que é significante estudar para um teste; as melhores formas de estudar antes de um teste; o tempo que devemos dedicar aos nossos estudos, mas também a necessidade de descansar e tirar partido de bons momentos com os amigos e família. O que fazer e o que não devemos fazer antes da hora do teste; controlar a ansiedade durante e após um teste e entre outras coisas. É algo que muitos alunos se preocupam, se questionam e, muitas das vezes, não têm a melhor resposta.
O 10º. ano é um dos anos mais difíceis que os alunos passam, pois é uma gigantesca transição do ensino básico para o ensino secundário, “onde tudo conta”. Esta aula veio na altura ideal para nos ajudar a que este processo seja mais simples e suave, de maneira a não cometermos os maiores erros e a termos sucesso.
Muito bem aproveitada por quase todos os alunos que precisavam de ouvir a “voz da razão” foi, sem dúvida, o melhor “presente” de Natal que nos podiam ter oferecido. Estamos todos agradecidos à Sra. Psicóloga, dra. Ana Azevedo, por ter sido objetiva, atenciosa, serena e sempre disponível a nos ajudar neste longo e duro caminho que temos pela frente. Agora é connosco, teremos de enfrentar os grandes desafios com trabalho árduo. “Sem trabalho não há sucesso”.
Hugo

(…)
De uma forma cativante e bastante interessante deu-nos uma pequena palestra sobre métodos de estudo, dando-nos uma maior perceção sobre como nos devemos orientar de forma a termos uma maior sucesso escolar. Foi bastante precisa e objetiva. Por vezes, as palestras são um pouco maçadoras e repetitivas mas não foi o caso.
 Fomos alvo de conselhos que serão muito úteis para todos nós. Foi uma aula bem passada porque para além do assunto ser do interesse de todos nós, a forma e a simpatia com que foi dada esta sessão tornou tudo ainda mais agradável.
Teresa Fernandes

Gerir o tempo livre e criar métodos de estudo foi uma das vertentes desta palestra.
Ana Rita

Cem minutos com a Dra. Ana, psicóloga da escola, foram cem minutos perdidos da disciplina de Biologia, mas cem minutos bem aproveitados a falar em métodos de estudo.
Posso dizer que a conversa com a dra. Ana me ajudou.
Ajudou-me a perceber a necessidade de estudar todos os dias as matérias dadas nas aulas. Este hábito será muito importante porque acabará por ser um agente facilitador do estudo para os testes.
Beatriz Araújo

(…) estar atento na aula não chega temos de  estudar em casa e fazer breves resumos das matérias e não cópias, perceber e não apenas memorizar.
Alexandre Fernandes

A dra. Ana explicou-nos formas diferentes de estudar e como controlarmos a nossa ansiedade antes, durante e depois dos testes de avaliação.
Mostrou-nos diferentes esquemas, que poderemos usar para organizar o nosso caderno e, consequentemente, sermos mais organizados.
 Estas explicações ajudaram-me imenso…
Beatriz Pereira

Tomei consciência do ritmo de estudo, o que nos facilita a nossa organização diária. Se o fizermos poderemos realizar mais tarefas e treinar a nossa memória de forma a hierarquizarmos tudo o que ela retém, obtendo melhores resultados.
Esta sessão “cativou-nos”. “Cativou-nos”, não no sentido de encontrar/fazer amigos, mas no sentido de encontrar novos métodos de trabalho.  
Daniela Peixoto

Para estudar temos, em primeiro lugar, de fazer uma leitura rápida, depois sublinhar o mais importante, para finalizar o estudo temos de fazer os resumos com os apontamentos mais importantes e as ideias chave sublinhadas.
Ouvimos, mais uma vez, que não devemos estudar só na véspera dos testes.
Diogo Antunes


De disciplina em disciplina, os métodos de estudo variam bastante. Hoje tivemos a oportunidade de conhecer novos métodos de estudo com a dra. Ana Azevedo.
Alguns dos temas que abordámos foram: como exercitar a memória, como definir objetivos, como combater a ansiedade e como fazer para aproveitar melhor o tempo de estudo.
Catarina


Traçar objetivos é algo difícil mas muito importante. Nesta palestra, abordamos este assunto. Se gastarmos cinco minutos a delinear objetivos, será uma mais-valia para o rendimento do estudo. Se seguirmos este conselho da dra. Ana vamos focar-nos nestes objetivos e tentar fazer tudo para os alcançar. Será uma vitória quando os atingirmos.
Érica

Todos nós temos técnicas diferentes para estudar. A psicóloga da escola, dra. Ana Azevedo, esteve na nossa sala a esclarecer algumas dúvidas e apresentou alguns métodos e estratégias para conseguirmos obter melhores resultados. (…)
Pudemos concluir que estudar não é tão difícil como pensávamos. Estar atento nas aulas e estudar um pouco todos os dias podem ser duas das medidas para ter boas notas. 
Juliana Gomes
(…)
      Ouvimos e aprendemos como devemos gerir o nosso tempo de estudo e a ansiedade antes e durante os testes. Foram referidas várias estratégias para organizarmos bem a nossa semana e selecionarmos os nossos objetivos.
Também nos indicou métodos de estudo para nos ajudar a desenvolver melhor as nossas capacidades tanto para compreendermos melhor os conteúdos lecionados nas aulas como para melhor e mais facilmente percebermos a matéria durante o estudo.
Ensinou-nos, ainda, como conseguir manter a máxima concentração enquanto estamos a estudar, sem telemóveis, computadores e outros materiais que nos possam distrair a cada segundo e como utilizar a nossa memória, isto é, fez-nos perceber que algumas disciplinas necessitam mais de memorização do que outras, como matemática e física e química, que exigem mais a prática.
     Consegui perceber o meu ritmo certo de estudo, o que tornará mais fácil a organização do meu dia-a-dia e da minha semana. Assim, conseguirei realizar muitas mais coisas e de forma mais organizada. Além disso, percebi ainda que se conseguirmos organizar as ideias e a matéria de uma forma sistematizada conseguiremos melhores resultados.
Juliana Sousa

A passagem do ensino básico para o ensino secundário é aterrorizante. Tenho a certeza que todos notamos uma tremenda diferença, sendo que no ensino secundário é preciso arregaçarmos as mangas e trabalharmos muito mais, dedicarmo-nos muito mais, mas, principalmente, passar algum do nosso tempo a traçar prioridades e organizar os nossos objetivos.
Assim nos aconselhou a psicóloga da escola, dra. Ana Azevedo, que deixou bem claro, na palestra da passada quinta-feira aos alunos da turma 10º.C, que temos e devemos organizar melhor o nosso tempo, delinear objetivos a curto prazo, melhorar as nossas técnicas de estudo, dedicar mais tempo à escola, pois o nosso futuro dependerá da maneira como encararmos este novo ciclo.
Com certeza, uma das partes que mais nos cativou foi a forma de como podemos interiorizar e consolidar a matéria estudada, ao fazer resumos diariamente e não decorar, mas, sim, perceber a matéria com ajuda de esquemas bem organizados. Seguidamente, a psicóloga explicou-nos brevemente como funciona a memória humana e fez referência à forma como a informação circula, algo bastante intrigante e interessante. (…)    
Terminámos, então, a palestra. Tempo bem aproveitado e, de certeza, ganho para nós, estudantes do curso de ciências e tecnologias que, agora melhor encaminhados, já podemos usufruir dos conselhos dados para termos um melhor desempenho e um maior sucesso ao longo deste árduo caminho.                                     
Selma