quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O Malabarismo e a Matemática

A mais original e diferente palestra que eu, até ao momento, pude presenciar foi apresentada pelo senhor professor António Machievelo. Os temas em questão, criaram logo desde início bastante especulação, dado todos acharmos não terem qualquer tipo de ligação. O senhor professor vindo da Universidade do Porto, mostrou-nos que nem tudo o que parece, é! De facto, estes dois assuntos, o malabarismo e a matemática estão mesmo relacionados, uma vez que quer um quer outro assentam essencialmente no treino, ou seja, o resultado das duas atividades é fruto do esforço feito até à sua apresentação.
Toda a palestra obteve a atenção total dos alunos ali presentes, não só pela parte mais “engraçada” ou pelo talento do senhor professor no malabarismo, mas também pelas técnicas ali apresentadas de forma a tornar os nossos resultados bem melhores. Assim, aprendemos que nenhum de nos nasce “bom” em alguma coisa. Todo o mérito requer treino e somos todos capazes de fazer tudo aquilo que queremos, basta esforçarmo-nos para sermos realmente “bons”. Para isso é preciso treinar, treinar, treinar… não vale de nada dizermos que queremos alguma coisa e não fazermos nada para que isso aconteça!
Trabalharmos constante e diariamente ao invés de o fazermos apenas “no dia anterior” só porque tem de ser feito, (porque há teste…) isso não chega! Temos de ser persistentes, obstinados e pensarmos que nada é suficiente. Só assim poderemos fazer melhor.

Ana Margarida Barros Guimarães – 10.ºB