domingo, 14 de junho de 2020

aepl 14 junho 2020

O distanciamento dos acontecimentos leva-nos, por vezes, a esquecer aquilo que, nalgum momento, parecia tão importante. Olhando à volta, nesta fase de desconfinamento gradual, o ritmo tão acelerado da nossa vida parece retomar-se e corremos o risco de deixar para trás os bons propósitos feitos numa altura em que, efetivamente tínhamos percebido o que é essencial nas nossas vidas.  
Neste próximos dias, a equipa do Preto no Branco online publicará algumas reflexões críticas escritas durante o período de confinamento na disciplina de Filosofia. 




Atualmente, vivemos num momento catastrófico da vida humana, sendo que, até esta pode estar em risco de extinção se pensarmos em todos os cenários possíveis. Como tudo na vida, apesar das inúmeras consequências nefastas causadas pela pandemia, podemos também refletir sobre os impactes positivos que provoca.
 Covid-19, o assunto mais falado no momento em toda as redes sociais, causa ao redor do mundo, um terrível rastro de sangue por todos aqueles que infeta, obrigando a que milhões de pessoas se mantenham em casa, evitando a interação social. A doença que causa a separação das famílias e uma morte lenta e dolorosa marcada por dificuldades respiratórias.  Apesar de tudo isto, os ambientalistas afirmam que todo este sofrimento e morte se refletem num impacte extremamente positivo no planeta.
 Devido ao isolamento e aos estados de emergência decretados pelos países, a nível industrial, houve uma considerável diminuição no que toca à produção e como consequência, uma redução da emissão de gases poluentes, diminuindo o efeito de estufa. Para além disto, esta pandemia pode ser uma maneira de mudar os hábitos da população que está estritamente ligada ao elevado consumismo.  A população ao ter a própria vida em risco, reflete sobre as suas verdadeiras prioridades, descartando alguns dos hábitos que tinha antigamente, como por exemplo, passar grande parte do seu tempo nos shoppings, quando não necessitam verdadeiramente de algo. A mudança deste terrível hábito resultará numa diminuição do consumismo e numa melhor gestão do tempo de cada individuo que, deste modo, terá maior disponibilidade para realizar o que realmente importa, como o desenvolvimento do seu intelecto e conviver com amigos e família.
 Concluindo, esperamos que toda este sofrimento sirva de algum modo para mudar os ideais e a maneira de pensar das pessoas. Espero que no futuro, sempre que pensam nesta terrível catástrofe que está a acontecer, reflitam sobre o tempo irrecuperável que estão a desperdiçar da sua vida em coisas totalmente insignificantes que não enriquecem de qualquer modo o indivíduo, como é o caso do consumismo exacerbado.

 Fábio Rodrigues (11º C)