sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Academia de Líderes Ubuntu no AEPL


A semana de 16 a 20 de janeiro de 2023 ficará para sempre na memória dos alunos e educadores que participaram na implementação e dinamização das atividades da Academia de Líderes Ubuntu.

A iniciativa contou com a participação de 29 alunos das turmas do 8.° ano do nosso Agrupamento e teve o apoio logístico do Município da Póvoa de Lanhoso, que cedeu as valências do Theatro Club.

A Academia de Líderes Ubuntu é um programa de capacitação de jovens através de um modelo não formal de educação, inspirado pela filosofia Ubuntu, uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és!”.

Os nossos alunos abraçaram com curiosidade e expectativa este desafio e envolveram-se ativamente nas diversas dinâmicas, jogos e momentos de reflexão propostos pela equipa. O grupo teve ainda a oportunidade de acolher e escutar os testemunhos inspiradores do prof. Bernardino Silva e do bombeiro António Oliveira.

Envolvidos pelo espírito Ubuntu, ao longo de toda a semana, viajamos juntos ao passado e até ao futuro, construímos pontes e vivemos uma experiência transformadora, que nos encorajou a construir o nosso caminho como líderes servidores, cuidando de nós, do outro e do planeta.

Aqui ficam alguns testemunhos dos alunos que viveram a primeira semana Ubuntu do nosso Agrupamento:

"Foi uma semana em que aprendi a ser mais confiante, conheci-me melhor a mim e aos outros. (...)

Aprendemos que nunca devemos desistir de nada, principalmente dos nossos sonhos, a exemplo de  Nelson Mandela." (Beatriz Antunes, 8.°D)

"Para mim esta semana foi uma semana de reflexão, autoconhecimento, convívio e, acima de tudo, uma semana cheia de emoções!" (Gonçalo Veloso, 8.°E)

"Se me pedissem para referir o momento que mais gostei, eu diria o momento em que partilhamos momentos nossos com o grupo: isso tocou-me muito e senti-me muito acolhida por todos. Saio desta semana com um sorriso enorme no rosto, de coração cheio." (Beatriz Silva, 8.°D)

 

                                                       

Isabel Cunha