sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Internet Segura

Vivemos, atualmente, na chamada Era Digital, onde as tecnologias e principalmente a Internet permitem abolir distâncias, comunicar em tempo real e partilhar informação de forma instantânea.

Através de um simples “clique”, partilhamos todo o tipo de informação e comunicamos com qualquer pessoa em tempo real, independentemente do local onde se encontre.

No entanto, e apesar da Internet ter inúmeras vantagens, a falta de regulamentação e a difícil identificação de pessoas mal-intencionadas fazem com que seja um meio propício à ocorrência de crimes, fraudes, roubos de identidade…. É muito fácil, atrás de um ecrã e de forma anónima, fazer aquilo que se quer…

E por isso, como já tem sido habitual nos anos anteriores, o mês de fevereiro é dedicado precisamente a este tema: Segurança na Internet. Este ano, no passado dia 7 de fevereiro, comemorou-se o Dia Internacional da Internet +Segura 2023, e o nosso Agrupamento não ficou indiferente.

Foram ao longo dessa semana dinamizadas inúmeras atividades sobre segurança informática e regras de conduta: convivência social online- cuidado; jogos e aplicações - cuidados; influencers e discursos de ódio e desinformação e ataques pessoais, cujo objetivo foi alertar e sensibilizar as crianças e jovens do nosso Agrupamento para os perigos e cuidados que devemos ter na utilização segura da Internet.

As atividades foram dinamizadas pelas professoras de Informática: Ana Luísa Silva, Carla Machado, Cecília Gonçalves e Raquel Santos, em cooperação com a Biblioteca Escolar, o Clube de Robótica e as entidades externas: Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Polícia Judiciária (PJ), o Jornal Correio do Minho e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Todas as atividades foram bastante interessantes e permitiram constatar que há situações bem reais que “não acontecem só aos outros…”! A Internet é extremamente útil e sem ela praticamente já não sobreviveríamos, mas pode ser também um foco de inúmeros perigos e armadilhas, caso não a saibamos utilizar devidamente.

Nunca nos devemos esquecer que a Internet é uma janela aberta para o Mundo! Infelizmente, nós crianças e jovens somos, na maioria das vezes, os que mais nos esquecemos disso…

É importante, por isso, que estejamos alerta, que saibamos proteger a nossa identidade e que não façamos atrás de um ecrã aquilo que não seríamos capazes de fazer pessoalmente!



Pedro Pereira – 9.ºB