quarta-feira, 17 de maio de 2023

Opinião dos alunos sobre o CNL

 O Concurso Nacional de Leitura

No dia 28\04\2023 eu fui a um concurso de leitura em Vizela. Alguns de nós foram chamados ao palco, e eu fui um deles. Lemos um excerto do texto à nossa escolha. Eu acho que li bem. Depois fizemos uma prova de improviso; tivemos de pegar num papel onde tinha uma frase; a minha começava assim: “era uma vez um homem muito pobre”, que iríamos usar para o improviso. Essa prova já não correu muito bem. E antes de ir a Vizela, na 4ªf, às 10h, fizemos uma prova na Casa do Livro da Póvoa de Lanhoso. Foi uma prova escrita sobre o livro com o título “O meu amigo Zeca Tum-Tum e os outros”, de José Fanha. É um livro muito divertido, e aconselho todos a lerem. Eu adorei ir ao concurso, e acho que representei bem a minha turma.     

Escola Básica do Ave - Rodrigo 4ºA 



Neste pequeno texto pretendo expor a minha opinião relativamente àquilo que foi uma participação no concurso nacional de leitura, mais precisamente, na primeira e na segunda fase que este incorpora. Deste modo é importante desde já admitir que, embora já o tivesse feito em anos anteriores, é sempre uma experiência diferente, e, de certa forma, gratificante. Trata-se de uma oportunidade de ampliar um pouco mais os nossos horizontes pessoais, desenvolver capacidades e conhecer novas pessoas. Assim, agradeço a disponibilidade e simpatia apresentada por todos os envolvidos e expresso novamente o meu agrado no que diz respeito à planificação dos momentos em causa, destacando, para concluir, que, contrariamente aquilo que maioritariamente se possa pensar, não se verifica ser algo propriamente maçador, na medida em que a atenção dispensada, bem como o tempo necessariamente despendido é, a meu ver, facilmente articulado com a componente letiva e pessoal.

Guilherme Oliveira Martins (Nº 9;  11ºB)