sexta-feira, 26 de maio de 2023

Procurando voluntários para o desenvolvimento sustentável!


A década de 2020 - 2030 foi definida pela ONU como “a década de ação” com caráter de urgência para a implementação de práticas no sentido do cumprimento das metas estabelecidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes foram estabelecidos em 2015 pela organização internacional e supranacional – ONU - para servirem de orientação até 2030 para todos nós, se queremos um futuro sustentável para a Humanidade no planeta Terra.

Neste âmbito, o projeto "Jovens Embaixadores dos ODS", um projeto de voluntariado jovem, no qual jovens comprometidos com os ODS procuram mobilizar outros para a mudança de padrões de vida e de consumo no sentido do cumprimento dos 17 ODS.

Neste sentido e em convergência com as orientações do Plano Erasmus+ 21/27 do AEPL, um grupo de alunos do ClubEu, acompanhados por duas professoras, estão a desenvolver uma semana de atividades no âmbito de uma mobilidade de grupo com o IES Charles Salvador, em Aldaia - Valência (Espanha).

A semana começou com uma visita ao Centro de Tecnologias da Informação das comunidades da ONU, sediado em Valência, onde lhes foi apresentado o projeto.

Na terça feira, foi o dia de conhecer o património histórico de Valência, numa visita guiada por professores da escola anfitriã, com a qual se pretende alertar que é na preservação e colaboração entre identidades diversas que reside o futuro comum. 

Quarta-feira, estava programada uma visita ao Parque Natural da Albufeira que, devido à chuva intensa, teve de ser substituída por atividades na escola e por uma visita a uma exposição de fotografia  alusiva aos direitos humanos, no centro cultural El Carmen.

Nos próximos dias, haverá trabalho conjunto, partilha de ideias e troca de experiências na escola anfitriã.

Espera-se com esta mobilidade que estes alunos se tornem embaixadores dos ODS no AEPL, motivando outros a organizarem ações de intervenção prática para o cumprimento dos ODS associadas à Cidadania e Desenvolvimento porque “Só existe futuro se coubermos todos”.