domingo, 4 de junho de 2023

DAC "Exploração Espacial" - 11.ºA

Desde sempre o Homem mostrou interesse em explorar o Universo. Esta insaciável busca por conhecimento permitiu-nos entender o nosso lugar no espaço e aprender mais sobre os planetas, estrelas e galáxias, tendo ao mesmo tempo influenciado na nossa qualidade de vida.

Exploração espacial                           

1.º Ser vivo no espaço

A 3 de novembro de 1957: a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço. A sua viagem fez-se a bordo do satélite soviético Sputnik 2, não tendo, infelizmente, sobrevivido.

                                

1.º Ser humano no espaço

  A 12 de abril de 1961: Yuri Alexeievitch Gagarin foi um astronauta soviético e o primeiro ser humano a viajar para o espaço a bordo da Vostok 1, criado pela URSS.

1.º Satélite no espaço

  A 4 de outubro de 1957: Deu-se início à corrida espacial entre os EUA e URSS com o lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, produzido pelo programa soviético.

Lua

A 17 de agosto de 1958: foi enviada a primeira nave espacial, Pionner 0, à Lua, a qual não foi bem sucedida. No entanto, foram inúmeras as missões com o objectivo de explorar a Lua, tendo sido as missões Apollo as mais importantes.

De todas elas, a missão Apollo 11 foi a mais importante pois permitiu que o Homem pisasse a Lua, tendo sido Neil Armstrong o primeiro a fazê-lo, no dia 20 de Julho de 1969 ao serviço da NASA,EUA.

      A Lua continua ser alvo da curiosidade humana e, por isso, estão a ser planeadas inúmeras missões, tais   como a Artemis 3 que pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua.


Planetas do Sistema Solar

Para além da Lua, também os planetas do nosso Sistema Solar suscitaram a curiosidade humana.

Mercúrio

A sonda Mariner 10 da Nasa chegou a Mercúrio entre 1974 e 1975. Lá foi revelado que o planeta tem um campo magnético semelhante ao da Terra que permite desviar o vento solar. A terceira sonda BepiColombo lançada em 2018 tem como missão estudar a origem e evolução de Mercúrio e investigar a composição e dinâmica da exosfera.

Vénus

Em 1962, após algumas missões falhadas, a sonda Mariner 2 da Nasa chegou ao planeta Vénus, que permitiu descobrir que as temperaturas do planeta eram mais frias nas nuvens, mas extremamente altas nas superfícies.

Está previsto continuar a explorar este planeta e algumas das explorações futuras são:

-VAMP (missão atmosférica (2026)), da Nasa;

-Envision (missão de órbita (2032)), da ESA.

-Shukrayaan 1 (missão de órbita e atmosférica (2023)) em desenvolvimento, da ISRO.

-Venera-D (missão de órbita e pouco (2026)), Roscosmos.

Neptuno

A 25 de Agosto de 1989: a sonda Voyager 2, da Nasa, visitou pela primeira vez Neptuno.

Urano

Em 1986 a sonda Voyager 2, da Nasa, visitou pela primeira vez Urano, embora este planeta tenha sido identificado em 1781. Estão previstas novas missões a Urano num futuro próximo.

Saturno

Em Setembro de 1973 a sonda Pioneer 11 da Nasa chegou a Saturno. Descobriram-se novas luas e o sistema de anéis do planeta, tendo sido feita uma observação mais detalhada dos anéis em 1980 e 1981 com as sondas Voyager 1 e Voyager 2.

Plutão

Em 19 de janeiro de 2006 a sonda New Horizons, enviada pela Nasa começou a explorar Plutão para desvendar os mistérios do distante planeta anão.

Marte

O planeta Marte é aquele que suscita maior curiosidade ao ser humano devido à sua proximidade ao planeta Terra e a possibilidade de existência de vida no mesmo. Assim, já foram encetadas pelo menos 49 missões, sendo de destacar o desempenho dos robôs Spirit (10/06/2003), Opportunity (07/07/2003), Curiosity (26/11/2011) e Perseverance (30/07/2020).

Spirit e Opportunity chegaram com a missão de avaliar se o ambiente no planeta era propício à vida. No tempo que lá ficaram foram encontrados compostos químicos nas rochas marcianas que demonstram que o planeta já abrigou grandes massas de água onde poderia ter surgido vida. Curiosity também tinha o objetivo de estudar a habitabilidade do planeta e a sua composição geológica. Com ele foi possível descobrir um aumento de metano na atmosfera do planeta Marte, cerca de 10 vezes maior que as quantidades anteriormente detetadas. Perseverance tem o objetivo de encontrar vestígios de vida passada em Marte e investigará a geologia e biologia passada em Marte. Este robô tem uma broca com capacidade de prefurar o solo e recolher amostras para mais tarde serem enviadas para a Terra e serem estudadas.

Júpiter

Em 1989 a Nasa lançou a sonda Galileo, para estudar Júpiter e os seus satélites. Mais tarde, em 2011, foi lançada a sonda Juno para investigar a sua origem e evolução e, por extensão, outros astros do Sistema Solar.

Foram também lançadas sondas espaciais para o Sol, destacando-se as seguintes:                                   

Helios: lançada em 1974, foi enviada pelos EUA e pela Alemanha para estudar o Sol e o vento solar;

Parker Solar Probe: lançada em 2018, foi enviada pela NASA para estudar o Sol de perto, passando a menos de 9 milhões de quilómetros da sua superfície.

Até asteróides foram alvo de estudo:

A sonda espacial Hayabusa foi lançada em 2003 e chegou ao asteróide Itokawa em 2005, para recolher amostras do mesmo.

A sonda espacial Dawn fez parte de uma missão da NASA, lançada em 2007, para estudar dois corpos rochosos do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, Vesta e Ceres, aos quais chegou em 2011. 

Em suma, a exploração espacial permitiu ao homem conhecer novas fronteiras, enfrentar grandes fenómenos e desenvolver tecnologia de ponta. É graças a ela que hoje possuímos um vasto conhecimento sobre o nosso planeta, Sistema Solar e, em geral, do Universo.

                                                                                                         Professora, Elsa Fernandes