terça-feira, 13 de junho de 2023

Lengalengas contadas pelos nossos avós

 

Depois da leitura do livro de Luísa Ducla Soares, os alunos do 3.ºB foram 

desafiados a recolher lengas-lengas junto dos avós. Eis algumas:

 

Meu caracol

Meu caracolinho

Meu anel dourado

No dedo mindinho.

 

 

Sola sapato

Rei, rainha

Foi ao mar buscar sardinha

Para a mulher do juiz

Que está presa pelo nariz.

 

 

Salta a pulga na balança

Dá um pulo e põe-se em França.

Os cavalos a correr.

As meninas a aprender.

Qual será a mais bonita

Que se vai esconder.

 

 

Fui a Viana

A cavalo numa cana

Fui ao Porto a cavalo de um burro morto.

Fui a Braga

A cavalo de uma cabra

Fui ao Douro

A cavalo de um touro.

 

 

Era uma vez

Um gato maltês

Saltou-te às barbas

Não sei o que te fez.

 

Era bonito

Uma galinha pedrês

Eram duas

Ficaram Três

 

-Truz truz!

- Quem é?

- É o amigo José.

- Mas que José?

É aquele que cheira o meu pé.  .

 

 

Joaninha  voa, voa

Leva as cartas para Lisboa

Enfiadas numa linha

A tocar à campainha.

 

Dedo mindinho

Seu vizinho

Pai de todos

Fura bolos

Mata piolhos.

 

Senhor condutor

Ponha o pé

No acelerador,

Se se esbarrar

Não faz mal

Vamos todos

Para o hospital,

Hospital de Santa Maria

Que é uma grande porcaria,

Hospital de são José

Que cheira sempre a chulé.

 

 

Sarapico  pico pico

 quem te deu tamanho bico

foi a filha da vizinha

que está presa na cozinha

 salta a pulga na balança

 dá um berro vai a França.

 

 

Está a dar chuva 

Está a dar sol

na casa do rouxinol

Rouxinol está doente

Com uma pinga de água ardente.

 

Sopinha migalhinha  de pão

e chape chape  chape.