terça-feira, 31 de outubro de 2023

A minha experiência no programa VEM.

 


 O programa VEM - vem conhecer a Uminho - proporciona aos melhores alunos das escolas secundárias do distrito de Braga e Viana do Castelo, a oportunidade de conhecer e experimentar uma escola, ao nosso gosto, durante quatro dias. Admito que antes de ser apurada para o programa, eu nunca tinha ouvido falar dele.

 A escola que frequento (Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, teve grande importância pois transmitiu-nos e mostrou-se disponível, sempre, para esclarecer dúvidas dos alunos. Admito que quando me chamaram eu fiquei surpresa pois não esperava nada, foi realmente uma surpresa.

 Esta iniciativa da Universidade do Minho, além de proporcionar aos alunos uma experiência única, faz com que, nós estudantes, sejamos reconhecidos pelos nossos constantes esforços. Sempre estudei bastante e ser reconhecida/recompensada por isso é, com toda a certeza, motivador.

 Eu escolhi a Escola Superior de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) e, todas as atividades realizadas por eles, despertaram-me imenso interesse na área das Letras. Tive diversas aulas de línguas totalmente distintas umas das outras, japonês, chinês, russo, galego e alemão. Foi o primeiro contacto com essas línguas e foi-me ensinado apenas o básico, como me apresentar, etc. Tive direito a assistir uma aula de “escrita prática e metodologia” e, com certeza, foi uma das partes que eu mais adorei. Entretanto, ligado às artes, em si, tive teatro e também interpretação.

 Foram os quatros dias únicos e completamente diferentes, mas que me fizeram perceber o que quero e o que não quero para o futuro. E, sobretudo, deu-me motivação para continuar.

 Só tenho que agradecer à Universidade do Minho, pela experiência que me foi dada, não só a mim como a todos os alunos que decidiram participar e, também, por sempre estarem presentes durante este período de tempo.

Cláudia, 12.ºE