quinta-feira, 28 de março de 2024

Erasmus+

 Erasmus+ pelo povo hospitaleiro da Polónia

Ao longo dos anos, o programa Erasmus tem proporcionado aos estudantes uma oportunidade única de conhecerem novas culturas em diversos países. Recentemente, tive o privilégio de participar dessa jornada enriquecedora, embarcando numa semana inesquecível em Zory, na Polónia. Nesse curto período, fui calorosamente recebido pela família anfitriã e pelos meus colegas, estudantes.

Desde o momento em que aterrei na Polónia, fui envolvido por um ambiente acolhedor e hospitaleiro. A minha família anfitriã não poupou esforços para garantir que me sentisse em casa, dando não apenas um quarto para dormir, mas também partilhando a sua cultura, tradições e culinária.

Além disso, a minha integração na escola foi facilitada pelos estudantes acolhedores que faziam de tudo para que me sentisse mais confortável e à vontade. Trocamos experiências, aprendemos uns com os outros e construímos conexões. Esta interação pessoal levou a uma compreensão mais profunda do dia a dia na Polónia.

No entanto, uma das experiências mais impactantes durante a estadia na Polónia foi a visita aos campos de concentração de Auschwitz I e Birkenau. Estes locais tristes são testemunhos silenciosos do horror do Holocausto, onde milhões de vidas foram perdidas de maneira inimaginável. A visita foi um lembrete da importância de preservar a memória coletiva para evitar que tais acontecimentos se repitam. Caminhar pelos corredores vazios e observar os artefactos deixados para trás levou a um maior respeito e reconhecimento do que se lá passou.

Além disso, a excursão às minas de sal de Wieliczka foi fantástica. Descemos pelas profundezas da terra, e ficamos de boca aberta com a beleza e grandiosidade das câmaras subterrâneas esculpidas pelos mineiros ao longo dos séculos. Cada passo revelava uma nova maravilha, desde esculturas de sal até lagos subterrâneos cintilantes. Esta visita pelas minas foi um recordar de que o Ser Humano também é capaz de fazer algo bonito.

Em suma, a minha semana em Zory, foi uma jornada de aprendizagem e reflexão. Tive a sorte de ter tido encontrado simpatia e amizade em cada esquina, mas também testemunhei a história dolorosa e a resiliência do povo polaco. Esta experiência Erasmus não apenas ampliou os meus horizontes a nível escolar, mas também me inspirou a ser um cidadão global mais atento e participativo. É uma experiência que recomendo muito, a quem possa, de a viver.

                                                                                                                       João Silva, 11.ºB