quarta-feira, 27 de março de 2024

Programa Erasmus+ - Polónia

 A minha experiência em Erasmus+ em Zory, na Polónia.

O Programa Erasmus+ proporciona-nos, não apenas uma viagem a um país estrangeiro, mas também uma jornada a seguir que proporciona lembranças e nos enriquece culturalmente.

A minha aventura com o Programa Erasmus+ começou quando a minha escola elaborou um questionário aos alunos de todas as turmas para a participação no projeto. Eu preenchi e fui selecionada para participar numa mobilidade que nos levaria a conhecer a Polónia…Ao saber da notícia fiquei perplexa, não sabia o que pensar, apenas que me sentia bastante empolgada e nervosa por visitar um novo país e conhecer novas pessoas.

Assim que chegámos à Polónia, fomos calorosamente recebidos pelos alunos que nos iam acolher nas suas respetivas famílias em frente à escola onde iríamos passar grande parte do nosso tempo. Depois de nos apresentarmos, dirigimo-nos para a casa dos nossos anfitriões, onde fui capaz de me instalar e conhecer melhor a pessoa que me estava a acolher assim como a sua família. Durante todo este tempo, sentia-me ansiosa, mas sempre muito aberta às experiências que nos seriam proporcionadas…

À medida que a semana passava ficávamos cada vez mais próximos e as emoções cada vez mais fortes, estávamos boquiabertos com tudo o que havíamos experienciado até então.

A visita a dois dos mais famosos campos de concentração, Auschwitz I e Birkenau-Auschwitz II, que na minha perspetiva, foi a vivência mais arrepiante da minha vida…pisar aquele chão e ver aqueles edifícios onde milhares de pessoas foram mortas a sangue-frio deixou-me angustiada e com calafrios na barriga.

Além disso, fomos presenteados com as belíssimas grutas de sal, um ambiente de paisagens magníficas e de encantar.

Chegava o fim da semana e apercebia-me que a vontade de prolongar a estadia era maior e que ia sentir muitas saudades daquele sítio que se havia tornado a minha casa durante aquela semana, mas lembrando-me sempre que levava comigo lembranças e lições que nunca iria esquecer, assim como aventuras inesquecíveis e conexões para a vida.

Em suma, a minha experiência Erasmus+ foi verdadeiramente uma jornada inesquecível que ampliou os meus horizontes, enriqueceu a minha cultura e me mostrou uma nova perspetiva em relação ao mundo e às pessoas.

Sinto-me imensamente grata por esta oportunidade, e por ter sido agraciada com memórias que levo comigo para a vida e novas amizades que não esquecerei tão cedo… A mobilidade não me proporcionou apenas uma viagem, mas uma lição que certamente me moldará como pessoa.

Ana Carolina Costa, 11.ºB