sexta-feira, 8 de março de 2024

Visita de estudo ao Porto – 5º ano

Um dia sensacional no Porto…

Logo pela manhã, no dia 21 de fevereiro, as duas turmas de 5º ano, da Escola Básica do Ave, foram ao Porto. A visita começou na Avenida dos Aliados, onde se fez o primeiro registo fotográfico. Depois, a pé e carregados com as mochilas recheadas de saborosos lanches, dirigimo-nos ao Teatro Sá da Bandeira para assistir à peça teatral, “O Príncipe Nabo e a Princesa Beatriz”. Ficamos no segundo andar com uma vista privilegiada. A peça foi incrível!

De seguida, fomos ao centro comercial “Via Catarina”, onde almoçamos e saboreamos doces gelados. Passeamos, posteriormente, na Rua de Santa Catarina, a zona mais comercial e movimentada da Baixa do Porto, onde avistamos e fotografamos o “Majestic Café”, um dos cafés mais deslumbrantes e atraentes do mundo. Foi também inevitável a passagem pelo Mercado do Bolhão, espaço caracterizado pelas suas bancas de frutas multicores, a fazer lembrar um arco-íris, de doces que pareciam ser deliciosos, queijos com cheiro intenso, peixes de todos os tamanhos e plantas muito verdes…

Cheios de vontade de conhecer melhor esta linda cidade, caminhamos, depois, em direção à Igreja e Torre dos Clérigos, obra emblemática e de visita obrigatória. Aqui, assistimos a uma aula de História ao ar livre. O professor Ramiro Romão falou-nos sobre a construção deste edifício que muito nos surpreendeu pela sua altura e monumentalidade.

A visita pela cidade continuou e outra paragem obrigatória aconteceu na Estação de São Bento onde apreciamos a beleza do painel de azulejos, uma obra de arte única no seu género que, entre outros aspetos, evoca diferentes fases da viação através da História.

De seguida, vimos a Sé do Porto, um dos mais antigos e importantes monumentos da cidade e do país, que nos permitiu avistar o extenso rio Douro e, do outro lado da sua margem, Vila Nova de Gaia. Os reflexos de ambas as cidades nas águas deste rio parecem aproximar mais o que não está longe.

Já muito cansados, mas sem pensar em desistir, descemos pelas típicas ruelas da cidade até à majestosa Ponte D. Luís, um dos elos entre as duas cidades que ajudam a vigiar aquele rio. Por todo o lado se ouvia, via e sentia a diversidade cultural, especialmente por parte de alguns adeptos do Arsenal, equipa que estava na cidade do Porto para cumprir um jogo da Liga dos Campeões.

Logo de seguida, o autocarro levou-nos ao Museu World of Discoveries, local repleto de conhecimento e magia que nos proporcionou uma excelente viagem pela história do mundo. Viagem que se tornou incrível quando passamos a fazê-la de barco, cruzando diversos continentes e oceanos, sem sair do Museu.

Já com a barriga a dar horas, mas saciados de “saberes”, regressamos de autocarro à escola. Quando chegamos já passava bastante do horário normal. Foi um dia longo, mas sensacional, recheado de magníficos momentos. Desejamos que atividades como esta possam repetir-se ao longo do nosso percurso escolar!