segunda-feira, 1 de abril de 2024

A minha experiência na Polónia, Zory - Erasmus+

 O Programa Erasmus+ possibilita experiências únicas e, de facto, muito importantes para as nossas vidas como um todo. 

A minha participação neste programa foi bastante repentina. Aconteceu após uma chamada de uma professora. Foi indubitavelmente uma notícia muito boa, mas, confesso, assustadora.

Pensar que iríamos para a casa de um “desconhecido” que nos abriria as portas da sua casa amedronta! Porém, hoje posso dizer que esse sentimento foi eliminado no momento em que nos encontrámos com os colegas que nos receberam.

Apesar da  viagem ter sido cansativa valeu muito a pena. Mal colocámos os pés fora do avião, quando chegámos à Polónia, fomos recebidos pelos nossos colegas polacos do lado de fora da escola que frequentam, com os pais e familiares ao seu lado.

De seguida, dirigimo-nos para casa para conhecer o lugar onde iríamos passar o resto da semana. No meu caso, a mãe da minha colega levou-me a um restaurante e tive, pela primeira vez, contacto com a gastronomia do país. O mais estranho foram as horas, quando me apercebi que aquela era a hora do jantar e eu à espera de um almoço ou de um lanche! Fiquei deveras espantada.

A semana foi passando, visitámos a biblioteca da cidade, que tenho de confessar é muito chique, as minas de sal, com imensas escadas, só de pensar fico cansada, entre outros espaços.

O que mais me marcou, não surpreendentemente, foi a visita a Auschwitz e Birkenau. Fez-me refletir sobre a catástrofe que uma ideologia pode causar no mundo em que todos nós vivemos e o que causou às pessoas que “jazem” naqueles lugares.

Por outro lado, também nós ficámos marcados, no bom sentido, por cada um dos colegas polacos, quer nos tenham recebido em casa quer não. Todos foram importantes para tornar esta experiência muito boa que superou todas as minhas expectativas. 

Concluindo, e não com o menos importante, tenho de agradecer às professoras que me acompanharam e a todos os que integram o programa Erasmus+. A experiência não seria a mesma e nem aconteceria sem o seu envolvimento e sem o seu contributo. Obrigada.

Esta foi umas das melhores semanas da minha vida e sei que esta experiência me vai marcar para sempre. E para sempre, também quero guardar as amizades que criei.

 


Luana Oliveira Ferreira  11.ºB