domingo, 12 de outubro de 2025

Escola em movimento

 Parlamento dos Jovens

Esta semana os delegados e subdelegados da Escola Básica do Ave e do ensino secundário da ESPL foram convocados para uma reunião presencial no dia 8 de outubro, nas respetivas escolas.

A reunião com os alunos representantes tinha como objetivo principal relembrar a dinamização do projeto “Parlamento dos Jovens”, cujo tema é a Literacia Financeira. Com este projeto os envolvidos adquirem conhecimentos e conceitos financeiros, que permitem tomar decisões responsáveis sobre a gestão do dinheiro e desenvolver hábitos de poupança.

Cada escola poderá apresentar várias Listas compostas por um número máximo de 10 alunos/as. Posteriormente, cada lista deverá divulgar 3 medidas relacionadas com o tema do Parlamento referido anteriormente.

Localmente, cada escola elegerá a lista que representará a comunidade escolar na 2.ª fase, a nível distrital.

A fase final deste projeto decorrerá na Assembleia da República durante 2 dias com as intervenções das listas vencedoras a nível nacional.

Este projeto é uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem as suas capacidades críticas e compreender alguns dos problemas do quotidiano familiar.

 Alexandra Araújo, Leonor Barbosa, Liliana Lopes e Luna Guimarães, 11.ºB

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

 

Nos dias 1 e 2 de outubro, a Escola Secundária e a EB do Ave promoveram uma atividade de acolhimento especialmente organizada para facilitar a integração escolar e social dos novos alunos migrantes. A iniciativa contou com a presença de diversos professores, técnicos e de um grupo de alunos mentores, crianças e jovens que também vieram de outros países em anos anteriores e que, de forma voluntária, integram agora a Bolsa de Alunos Mentores, apoiando os novos colegas na adaptação à nossa escola.

A sessão teve início com uma breve apresentação individual dos alunos, que partilharam as suas experiências, dificuldades e facilidades encontradas na adaptação à nova realidade escolar. Alguns alunos trouxeram objetos típicos dos seus países de origem e partilharam com todos os colegas. Esta partilha foi acompanhada com atenção pela Direção do Agrupamento, na pessoa da Dra. Sandra Dias, que reforçou a importância do apoio contínuo aos estudantes migrantes.

Seguiu-se um peddy paper pela escola, onde os alunos foram desafiados a cumprir o “Passaporte do Acolhimento”, permitindo aos novos alunos conhecerem os diferentes espaços e serviços disponíveis, guiados pelos alunos mentores.

A atividade terminou de forma descontraída com uma partilha de lanche, onde alguns alunos trouxeram iguarias tradicionais dos seus países de origem, momento em que todos puderam conviver e trocar experiências num ambiente acolhedor e inclusivo.

Com esta iniciativa, o Agrupamento reforça o seu compromisso com a integração, o respeito pela diversidade e o apoio à comunidade migrante, proporcionando um espaço seguro e de partilha para todos os alunos.

Os alunos de PLNM e a professora da disciplina



terça-feira, 7 de outubro de 2025

A escola em movimento

 

Na semana passada nos dias 1 e 2 de outubro, os delegados e subdelegados da Escola Básica do Ave e da ESPL foram convocados para uma reunião presencial, nos auditórios das duas escolas.

O principal objetivo do encontro foi analisar e propor medidas para tornar os intervalos mais atrativos sem o uso do telemóvel, incentivando uma convivência mais dinâmica e saudável entre os alunos.

Durante o encontro, os alunos partilharam várias ideias criativas. O objetivo comum foi claro: promover momentos de pausa mais interativos e saudáveis, reforçando o espírito de comunidade escolar.

A reunião incluiu ainda a eleição dos representantes para a equipa de avaliação interna do agrupamento, reforçando a importância da participação ativa dos estudantes nas decisões da vida escolar.

O ambiente foi marcado pela colaboração e entusiasmo, demonstrando que os alunos estão empenhados em contribuir para uma escola mais dinâmica e acolhedora.

  Alexandra Araújo, Leonor Barbosa, Liliana Lopes e Luna Guimarães; 11.ºB

 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

1.ºciclo (4.ºA) e o clube Cons(Ciência), Aquaponia

Foi com muito entusiasmo que aceitamos o desafio de participar no projeto “Aquaponia” juntamente com o Clube Cons(Ciência) da nossa escola, a EB do Ave.

A Aquaponia é um sistema sustentável de produção de alimentos que combina a aquicultura (criação de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem solo). Os peixinhos ajudam no desenvolvimento das plantas e as plantas, por sua vez, purificam a água onde vivem os peixinhos. É um processo natural do qual resultam alimentos mais saudáveis e economiza-se bastante água!

No dia 17 de setembro iniciámos o projeto com uma pequena formação, aprendemos muitas curiosidades sobre aquaponia, sobre os cuidados a ter com os peixinhos e com as plantas. Ajudamos a pesar e a colocar dentro do aquário 15 pequenas carpas e já temos uma “cama” com algumas alfaces e espinafres em desenvolvimento.

 Agora muitas tarefas, cuidados e responsabilidades esperam por nós!

Alunos do 4.ºA



Ano letivo 2025/2026 arranca com entusiasmo e esperança





O novo ano letivo já começou e, na Escola Secundária, o regresso às aulas foi marcado pela energia dos reencontros, pelo entusiasmo dos alunos e pela expectativa de um ciclo cheio de oportunidades.
Na rubrica “Voz às Escolas” do jornal Correio do Minho, o nosso Diretor  partilhou a sua visão sobre este momento de recomeço, destacando o simbolismo de setembro: “Setembro marca sempre o recomeço. Regressamos à escola com o cheiro a cadernos novos, o entusiasmo dos reencontros e a expectativa de um ano cheio de possibilidades. No entanto, este ano letivo de 2025/2026 traz consigo algo mais: um sentimento de desafio e, ao mesmo tempo, de esperança!”, afirmou. 
A comunidade escolar mostra-se motivada para enfrentar os desafios e concretizar projetos que reforcem o espírito de partilha, aprendizagem e crescimento coletivo.