O concurso “Construir o Futuro Europeu” proposto pela Eurodeputada Ana Miguel Pedro ao ensino secundário do nosso Agrupamento trouxe oportunidade única a dez alunos. A visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, ocorrida no dia 13 de maio, proporcionou uma experiência enriquecedora de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento, da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.
O carinho e a simpatia na receção feita por toda a organização
envolvida não passaram despercebidas, fomos calorosamente recebidos pela
Senhora Eurodeputada e pela sua equipa, com especial destaque para José Eduardo
Baptista Vieira, assessor parlamentar há mais de 15 anos em Bruxelas e natural
da nossa região, cuja simpatia e humildade deixaram uma marca em todos nós.
A visita ao Parlamento Europeu foi uma verdadeira lição de cidadania e
democracia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das
principais instituições da União Europeia, como o Parlamento, a Comissão e o
Conselho Europeu. Este contacto direto com as estruturas de decisão, aliado ao
encontro com figuras políticas de destaque, proporcionou uma compreensão mais
profunda do papel da União Europeia no cenário global.
Além do valor institucional, a experiência também foi marcada pela
interculturalidade. Estar em Bruxelas foi uma verdadeira imersão em culturas
diversas, desde as línguas e costumes até à convivência com diferentes
realidades sociais. Sentimo-nos parte de um projeto europeu plural, onde a
diversidade cultural é simultaneamente um verdadeiro desafio. Foi marcante
perceber, nas ruas de Bruxelas, o impacto da intensa imigração, visível por
vezes em questões como a poluição e a sobrecarga urbana, e em manifestações
pacíficas que tivemos a oportunidade de ver e acompanhar de perto. No entanto,
mais forte do que qualquer obstáculo, destacou-se o valor inestimável da
convivência entre diferentes culturas, línguas e identidades. Ver comunidades
como a LGBT+ e diversas etnias representadas com orgulho e liberdade foi
inspirador e educativo, desafiando preconceitos e reforçando a importância da
inclusão como pilar de uma Europa mais justa e coesa.
Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao plenário do Parlamento,
onde, ao observar as bandeiras dos países membros, notámos uma particularidade:
elas estavam dispostas por ordem alfabética, mas os nomes dos países escritos
na sua língua nativa. Isso simboliza a valorização da diversidade, reforçando a
ideia de uma Europa que, embora unida, respeita e preserva as especificidades
culturais de cada nação.
Esta viagem não foi apenas uma oportunidade de conhecimento
institucional, mas também uma experiência pessoal enriquecedora, que ampliou os
nossos horizontes ao aproximar-nos das dinâmicas da política europeia e das
questões globais. A coragem de participar neste concurso e a vivência direta
das instituições e culturas europeias fortaleceram a compreensão de que o
futuro da Europa é, antes de tudo, um futuro de partilha, respeito e
solidariedade entre os seus cidadãos.