quinta-feira, 25 de junho de 2026

Visita de estudo ao Castelo de Lanho

No dia 22 de junho, as crianças da Sala 2 do Jardim de Infância de Taíde realizaram uma visita ao Castelo Lanhoso.

Esta atividade surgiu a partir do grande interesse demonstrado pelas crianças pelo tema dos castelos e dos cavaleiros, dando continuidade a um pequeno projeto desenvolvido na sala. No âmbito desse projeto, as crianças construíram uma porta de castelo, à qual atribuíram o nome de «Reino das Princesas, dos Príncipes e dos Guerreiros».

Ao longo da visita, as crianças mostraram-se muito curiosas e participativas, colocando diversas questões sobre a história e as características do castelo. O entusiasmo foi evidente desde o início, tendo a experiência proporcionado momentos significativos de descoberta, aprendizagem e imaginação.

Foi uma visita muito apreciada por todas as crianças, que regressaram à escola com novas experiências, conhecimentos e memórias para partilhar. 

 

A educadora, Paula Couto

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Jardim de Infância de Taíde - sessão sobre segurança

 

Na sexta-feira, dia 19 de junho, o pai do Rodrigo, da Sala 2 do Jardim de Infância de Taíde, que é agente da PSP, realizou uma sessão sobre segurança dirigida às crianças das três salas do jardim de infância.

Durante a apresentação, abordou temas relacionados com a segurança na praia, em casa, na rua e em espaços públicos. As crianças estiveram muito atentas e demonstraram grande interesse pelos assuntos apresentados.

Esta iniciativa foi muito importante para a aprendizagem e o reforço de conhecimentos, contribuindo para a prevenção de situações que possam colocar as crianças em perigo.

 


As educadoras

Paula Couto

Maria José Barros

Fátima Guimarães

terça-feira, 16 de junho de 2026

Natação Adaptada na ES

 

Chegaram ao fim as atividades de Natação Adaptada deste ano letivo, que esperamos ser o primeiro de muitos na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Para trás ficam muitos momentos de aprendizagem, alegria e superação para os quatro alunos que desde janeiro participaram com entusiasmo nas sessões realizadas.

Esta atividade proporcionou oportunidades únicas de convívio, partilha e inclusão e claro, constituiu também uma “escapadinha” semanal para fora da escola, diversificando os espaços de aprendizagem e criando pequenas rotinas na comunidade, que passaram por apanhar um autocarro, usar um cacifo ou saber estar em espaços públicos como a própria piscina ou balneário. A natação foi, por isso, muito mais do que um momento de atividade física. Foi um local de crescimento pessoal, de desenvolvimento de capacidades motoras, de promoção da autonomia e de fortalecimento da autoestima. Cada progresso alcançado, por mais pequeno que possa parecer a olhares mais leigos, acreditem que representou uma importante conquista para os alunos e para todos aqueles que os acompanharam neste percurso.

Agradeço de forma mais pessoal ao Professor Carlos Silva e ao Diretor Ângelo Dias por se entregarem pessoalmente ao projeto e, dentro e fora de água, tornarem possível este sonho antigo!

Professora Ana Malheiro