No dia 11 de junho de 2025, cerca de 69 alunos dos 5.º e 6.º anos, acompanhados por oito docentes, realizaram uma visita de estudo à MagikLand, em Penafiel. Este parque temático proporcionou um dia repleto de alegria, aventura e descoberta, reforçando os laços entre alunos e professores.
Com sete hectares divididos em
seis áreas temáticas, a MagikLand apresenta-se como um espaço de fantasia e
diversão, onde não só as crianças, mas também os adultos, são convidados a
participar nas atividades lúdicas.
A visita começou na zona temática
de África, com telhados de colmo e elementos culturais típicos, onde os alunos
experimentaram o safari em camiões do Dakar, voaram nos aviões “África Minha” e
divertiram-se com os carrinhos de choque na Sanzala. A adrenalina esteve em
alta com os Bumper Boots e o radical Enterprise.
Seguiu-se o Mundo da Confusão,
inspirado em Paris e no universo da fantasia, com carrosséis, duendes,
personagens icónicas como o Mickey e a Minnie, e até uma Roda Panorâmica com
vista sobre o parque. No Bosque Encantado, o comboio serpenteava entre árvores
reais e imaginárias.
Na Aldeia Medieval, entre castelos
e torres, os alunos mergulharam num cenário de cavaleiros e donzelas. Mais à
frente, no Refúgio dos Piratas, exploraram uma ilha com um galeão ancorado e
viveram aventuras na montanha-russa Corsária. A zona do Far-West ofereceu
emoção na Montanha Mágica, encontros com índios e uma caravana do velho oeste.
Durante a viagem de comboio pela
Estação dos Carvalhais, os alunos visitaram um mundo pré-histórico com
dinossauros e cascatas, cruzando novamente as várias áreas do parque. No Souk e
já no mercado árabe, contemplaram o Refúgio dos Piratas antes de terminarem o
dia com um mergulho refrescante na lagoa artificial.
Esta atividade teve como objetivos
o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, a promoção de comportamentos
responsáveis e a aquisição de princípios de cidadania e inclusão. Foi também
uma oportunidade para aplicar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação
Moral e Religiosa Católica (EMRC), nomeadamente no domínio do autoconhecimento,
autoestima e respeito pela natureza.
Os alunos mostraram-se muito
satisfeitos com a experiência e destacaram a importância do convívio e da
diversão partilhada. A visita à MagikLand revelou-se uma atividade
enriquecedora, contribuindo para a formação integral dos estudantes, em linha
com os princípios do projeto educativo do agrupamento.
O Professor de EMRC, José Ribeiro