quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Ler+ Qualifica

De leitura em leitura…


Tudo tem um começo!... A vontade existe, lança-se o desafio, tenta-se, resulta e continua-se…
Foi assim que aconteceu com as nossas leituras e é com elas que continuamos.
Mas vamos ao início: noites frias de dezembro, ano de 2017…Já lá vão um ano! Foi na Biblioteca da Escola que tiveram origem as leituras, num pequeno grupo de formação de Linguagem e Comunicação. Ler era o objetivo, mas o que propor a adultos pouco dados à leitura? Os autores povoenses pareceram uma boa opção. José Abílio Coelho, Altino do Tojal, António Celestino, Cunha da Leiradela…
Folheando os livros, o primeiro grupo parecia curioso!…A pouco e pouco deixaram-se ficar presos a um diálogo, ao nome e descrição de uma aldeia ou de uma personagem…Estava ganho o primeiro grupo! As noites dedicadas à formação de Linguagem e Comunicação passaram a ser, maioritariamente, passadas na Biblioteca e era bom lá estar, descobrir novas passagens de trechos que agradavam aos leitores. As requisições de livros para leitura domiciliária começaram a ganhar vulto e depois dos autores locais seguiram-se nomes da Literatura nacional, Miguel Torga o mais lido.
A seguir veio o Serão de Leituras Partilhadas, com adultos e professores numa partilha tão aprazível!
O tempo passou num ápice, todos gostaram da atividade e por isso teríamos de dar-lhe continuidade. A propósito do dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca da escola foi o palco de mais uma sessão de leituras sob o mote “Leituras Partilhadas, Palavras Saboreadas”.

A atividade de leitura deixou todos satisfeitos, mas como se não bastasse ainda houve degustação de saborosas iguarias partilhadas pelos adultos a frequentar a formação interna do Centro Qualifica. A noite terminou em beleza e as organizadoras da atividade não escondiam a satisfação!

Para além da satisfação resultante do êxito das atividades, uma notícia  veio encher de orgulho a equipa do C.Q. – a Agência Nacional para a Qualificação e o Projeto Ler + criaram um Projeto Nacional designado
 Ler+ Qualifica, que veio reconhecer o mérito de atividades de leitura envolvendo adultos, e ofereceu ao nosso C.Q. uma verba destinada à aquisição de materiais para a Biblioteca.
            Em Tomar, no dia 10 de dezembro do ano findo, reuniram-se as equipas a dinamizar este Projeto, numa partilha de atividades e num convívio muito gratificante. Trouxemos ideias e vontade de continuar a trabalhar em prol do gosto pela leitura.



            No ano que há pouco começou, concretamente no dia 8 de janeiro, voltamos a juntar um grupo de formandos do C.Q. esta atividade designou-se “Ano Novo, Histórias Antigas!”. Mais uma vez, a professora bibliotecária, Rosa Sousa, foi a alma do encontro. As suas leituras percorreram variados temas como o Natal, as Janeiras e os livros foram muitos, incluindo Bichos e Contos de Miguel Torga trabalhados pela formadora Dóris Teixeira em Linguagem e Comunicação. Depois de toda a envolvência em mais este serão com os nossos adultos, tivemos o prazer de degustar uma “galette de rois”, acompanhada de um aconchegante chá quente.
           
Dóris Teixeira
Filipa Silva
Paula Faria
Rosa Martins