quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Sessão sobre Tabagismo. Uma sessão. Uma opinião.

Sexta-feira, 12h20m, 07/12/2018

Entrámos à mesma hora para a sala de aula, mas hoje as dúvidas e os trabalhos a realizar não se prenderam com a aula de apoio de Português. Hoje, quem tomou conta da palavra foi uma enfermeira do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso.
Começámos por responder a um questionário no computador que testava o nosso conhecimento sobre as consequências do consumo de tabaco e os seus efeitos na população. As perguntas eram interessantes, mas a forma como se avançava pelo questionário era confusa.
A seguir, comentámos as nossas respostas ao questionário e a enfermeira pôde ter uma noção do nosso conhecimento em relação ao consumo do tabaco.
A parte mais interessante e, na minha opinião, mais importante da palestra, teve a ver com as histórias que foram contadas. Eram histórias de pessoas que tentavam deixar de fumar com a ajuda de um programa do Centro de Saúde. É uma mensagem que se deve passar a jovens da nossa idade, para perceberem que é possível parar de fumar. Para além disso, fez-nos perceber o desespero das pessoas que entram neste tipo de programas, fazendo-o muitas vezes pelo medo de sofrer o destino de tantos outros.
A enfermeira demonstrou-nos a eficácia do programa e a forma como impede muitas pessoas de morrer mais cedo e de sofrer imenso apesar de, com muita força de vontade, poderem parar esta doença.
Diogo Pereira, 12º