quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

75 anos da libertação de Auschwitz ...

(Alunos do 12.ºB)
"Como parte desta história. Porque não podemos esquecer. Porque corremos o risco que ela se repita."
Mas, ninguém fala sobre isso, por vezes é mais fácil ignorar e deixar passar. É mais fácil para a comunicação social falar todos os dias de corrupção e ignorar situações onde se pode ver o pior que o Homem pode ser.
Mónica Silva



Pensar nos milhares e de pessoas que morreram pelas mãos de outras é horrível, pensar que todos eles eram inocentes e que os verdadeiros culpados, matavam e humilhavam os indefesos.
                                                                                                                                       Tatiana Couto

Hoje em dia raramente paramos para pensar “Nas nossas casas aquecidas" no que milhares de homens, mulheres e crianças passaram nas mãos de certos ditados no campo de concentração em Auschwitz. Hoje celebra-se os 75 anos do fim deste mesmo campo de concentração e é dia para pararmos para pensar e refletir pois por mais que achemos que a nossa vida neste momento não nos corre da melhor forma, devemos pensar nessas pessoas que realmente tiveram uma vida cheia de sofrimento e dor.
Tiago Gonçalves

Como pode dormir o homem tranquilo e estar bem ao ver o outro sofrer? Não somos todos iguais? Não vivemos todos no mesmo mundo? Não temos todos sentimentos? É muito triste, ver um ser humano, como nós de carne e osso, sofrer pela arrogância, vaidade, maldade de outro.
Renata Tinoco  

Foram milhões de pessoas, todas elas inocentes e sacrificadas: homens, mulheres, crianças, idosos... Momentos de profundo sofrimento à custa do preconceito. Estas pessoas precisam de ser lembradas para que o futuro mude. Atualmente há pessoas a passar pelo mesmo. Precisamos de fazer a diferença!
Marlene Carvalho

Passados 75 anos de tanta miséria e dor, como é que é possível ainda existir desprezo entre o ser humano e racismo ao ponto de fazermos dos homens, mulheres e crianças um simples bicho a abater?
Inês Vieira Lopes

O homem combate e sai de um conforto temporário, pois alguém necessita de apoio e voz exterior num mundo em que barbaridades esquecem e continuam o conflito e o desastre humano.
João Pedro Couto Rodrigues

“Porque não podemos esquecer. Porque corremos o risco que ela se repita”, mas esquecemo-nos e permitimos que a história se repetisse. E agora?
                                                                                                      Ana Rita oliveira

Holocausto, quase sinónimo de preconceito, discriminação merece ser lembrado em memória daqueles que lá morreram
                                                                                                             Sandra Castro

"Não podemos esquecer estas tragédias. "

                                                                                                                                        Sofia Chen

Tamanho desprezo, apenas por viver. Manter fechado um povo numa prisão com mais de quatro paredes onde o fim era inevitável, em condições mais extremas do que a natureza poderia propor.
Rodrigo Silva

Auschwitz foi o auge da podridão e maldade humana. Não nos é possível voltar atrás e mudar o passado, mas está nas nossas mãos fazer com que a história não se volte a repetir. Paz e empatia com o próximo é o que melhor podemos ter para homenagear calorosamente as vítimas.
Joana Marques

Respeito. Tudo se resume a respeito. Somos um mundo repleto de diferentes culturas e crenças, mas será isso um motivo para tratar mal aqueles que não acreditam no mesmo que nós?
Hoje, 75 anos depois, relembramos tristemente algo que, na altura, não abalou o mundo, mas abalou algo pior: o coração de todas as pessoas que passaram por aquele lugar abominável que lhes ia negando o direito à vida... E digo “pessoas” ... Pessoas inocentes e injustiçadas que não foram tratadas como pessoas, mas sim como animais ou até mesmo pior.
Isto não é respeito, não é humano.... É algo que necessita ser lembrado para que não volte a repetir-se.
Bárbara Fernandes