sexta-feira, 26 de junho de 2020

26.junho.2020 - último dia de aulas!!!


(D)Escrever este ano


O desafio veio na última semana de aulas da disciplina de Matemática A – (D)Escrever este ano. Entre conteúdos da disciplina e outras aprendizagens, a professora convidava-nos a percorrer o ano letivo que agora termina. Aceitei-o.

Este ano foi sobretudo marcado pela evolução, a todos os níveis. O sublinhar de valores como a responsabilidade, o dever, a autonomia. Valores que desde sempre tiveram bastante destaque na minha vida, mas que agora mais do que nunca, são cada vez mais acentuados.

Na primeira aula de matemática do ano letivo, a senhora professora colocou-nos, de imediato, um desafio bastante interessante mas também exigente. Devo confessar que, quando me sentei com o objetivo de escrever o mail com o tema que havia sido proposto (imaginar o que digo à professora em 2029, quando a encontrar aqui à porta da escola, 10 anos depois de ser minha professora) senti-me um pouco perdida. Não porque não tivesse objetivos, dado que, desde sempre, no que toca ao meu futuro fui muito determinada e exigente, tentando de modo gradual descobrir o que realmente quero para mim, mas porque, por mais queiramos, a vida nunca nos oferece o rumo que seria de prever. Há certamente inúmeros tropeços que nos vão trocando as voltas. No entanto, quando comecei, percebi que independentemente de tudo o que era incerto, eu sabia o que queria e o quanto pretendia e pretendo esforçar-me para atingir o tão desejado futuro.

Um dos momentos que também ficaram bem marcados na minha cabeça foi a altura em que, a pedido da professora, entraram 3 alunos do 11ºano na nossa sala, com o intuito de partilhar connosco a sua evolução durante o 10ºano, acabando por nos transmitir alguns conselhos de como deveríamos estudar de uma forma verdadeira. É sempre bom ouvir opiniões de alguém que já decalcou o caminho que nos diz respeito agora atravessar. Aquilo que despertou em mim foi, de um certo modo, admiração. Admiração porque estava a ver 3 pessoas que se conseguiram superar e empenhar para atingir os seus objetivos. Eu, estando a começar o 10º ano, carregava comigo algumas inseguranças, mas fiquei com a certeza que queria, tal como eles, evoluir e olhar para todo o ano letivo e perceber que progredi e que todas as dificuldades que foram surgindo, também elas foram superadas.
Entretanto, começamos a lecionar os conteúdos do 10ºano de Matemática, dos quais gostei bastante. Foi uma superação diária. O estudo constante e dedicado, o cumprir dos deveres, realizando sempre o trabalho proposto.

Além de perceber que tudo se trata de empenho, estudo e determinação, também entendi que a observação é muito importante quando nos deparamos com um exercício, a leitura atenta é fundamental e a chave para nos apercebermos de pequenos pormenores que mudam tudo. Por falar em pormenores, percebi que estes fazem toda a diferença em Matemática, toda…

Foram várias as aprendizagens, desde o olhar atento e perceber que tudo é tão mais fácil quando depositamos a nossa atenção. Por exemplo, agora, quando olho para uma escolha múltipla vejo-a com outros olhos uma vez que normalmente são bastante curiosas e levam-nos sempre a pensar sobre elas.
Uma das atividades que foram realizadas durante o ano foi a vinda de duas professoras de Matemática da UMinho à nossa escola com o intuito de nos desafiarem com alguns problemas sobre lógica. Simplesmente adorei…. Consegui realizar alguns exercícios de dificuldade máxima o que também me pôs à prova. Mas o mais interessante foi mesmo trabalhar com a lógica e o quão revelador de um modo positivo se tornou.

Este foi decisivamente um ano de aquisição de inúmeros conhecimentos, desde os conteúdos respeitantes ao programa de Matemática de 10ºano que durante o 1º e grande parte do 2º períodos foram abordados na escola e a na restante parte do ano letivo, à distância. Também essas aprendizagens são essenciais à nossa vida e ao nosso desenvolvimento.

Perante esta situação que estamos a atravessar, e tendo em conta como foi desafiante e complexo adaptarmo-nos, creio que também nós, enquanto seres, fomos desafiados. A nível de Matemática, é visível um grande esforço por parte da professora, que foi realizando vídeos para conseguirmos compreender o conteúdo, o que se tornou interessante pois, no meu caso, me levou a sentir novamente dentro na escola, na minha cadeira, a ouvir e participar na aula. Também o facto de todos os dias, após o envio das nossas tarefas, a professora responder com resoluções bastante detalhadas, o que a meu ver, se revelou fundamental à aprendizagem, tal como o feedback que era dado que, do mesmo modo, nos orientava para, enquanto alunos, conseguirmos promover uma autocorreção e, assim, podermos melhorar. Foi sem dúvida um desafio à autonomia e esforcei-me ao máximo para corresponder com os objetivos propostos.

Matemática, como todos sabemos, é uma disciplina fundamental na nossa vida. Em vários momentos da mesma podemos observar e respirar matemática, algo que também durante este ano letivo percebi. Foi bom mudar, estar disposta a mais exigência e senti uma grande diferença mas positiva, muito positiva. O 10ºano trouxe-me gosto pela Matemática, mas tudo também tem a ver de um modo intrínseco com quem está do outro lado e, diariamente, se esforça para nos ensinar, cujo papel também foi muito determinante e fundamental. Posto isto, posso dizer que gostei de abordar todos os conteúdos de Matemática A, claro que se foram manifestando algumas dificuldades mas considero que é normal, uma vez que se tornaram meios para uma evolução gradual.

Cristiana Rodrigues (10ºB)