quarta-feira, 1 de julho de 2020

1 julho 2020


Olhando para trás, naquilo que foi acontecendo e que fomos escrevendo durante este ano, ficam dois textos da Filipa Pereira do 8ºB - O nosso futuro e A escola - e a professora Carla Lopes dá-nos a conhecer os projetos etwinning das suas turmas.

                                  

                                                                                                
                                                                                                                    Filipa Pereira - 8ºB

O nosso futuro
Aterroriza-me. Sim, o futuro dá-me medo. Hoje posso estar aqui? Posso. Mas amanhã? Não sei. Realmente não sei mesmo o que esperar. Sou aquele tipo de pessoa que gosta de fazer planos mas, infelizmente, nunca sei muito bem como os hei de fazer se no dia seguinte posso aqui não estar. Dá medo, não dá? Eu sei. Mas tem calma. Certifica-te sempre que estás no bom caminho e que praticas o bem. Pelo menos é o que eu acho. Penso que se nos afastarmos da maldade teremos mais chance de não ser aterrorizados pela mesma. Quem me dera que a vida fosse infinita. Como eu gostaria de receber a simples notícia de que vou ficar aqui para sempre. O problema é que eu sei que essa notícia nunca vai chegar. Todos nós sabemos, apenas o negamos. E não, não é porque houve um atraso nos correios ou porque houve falha de rede. Acreditem, não foi. Foi só mesmo porque essa noticia nem sequer foi escrita.
Tenho medo de acabar, é verdade. Mas pior, tenho medo de acabar sozinha. Sem ninguém. Apenas eu. Por vezes, a solidão faz-nos companhia e ajuda-nos a colocar as ideias em ordem. Mas não é nos momentos de tristeza que a queremos por perto. Não nos momentos em que precisamos de alguém para abraçar. Apenas alguém para conversar. Nem que seja apenas por um simples minuto, valeria uma vida. Às vezes só precisamos de alguém. E nós sabemos quem é esse alguém. Uma pessoa especial. Aquela pessoa que não precisamos de falar, não precisamos de explicar, não precisamos de fazer absolutamente nada. Basta o olhar e é o suficiente. Não é preciso mais ninguém para sobreviver. Aquela pessoa que nos recarrega apenas com um olhar, um sorriso ou um abraço. Devemos a vida a essa pessoa. Ela merece tudo o que há no mundo inteiro. Merece pois é essa pessoa que me faz não ter mais medo do futuro. Que me faz ser quem eu sou e arriscar porque, muitas vezes, é esse o nosso problema, não arriscar. E, não arriscando, um simples futuro, uma simples vida, pode estar tudo arruinado.




A Escola
A escola é o lugar onde passamos maior parte do nosso tempo. Valerá a pena? Bem, um dia, mais tarde, saberemos. Agora, apenas sei que é o que preciso de fazer, pelo menos para não ficar todo o dia enfiado com a cabeça num simples ecrã. Ao menos vou aprendendo, lentamente, aos poucos.
A escola é o lugar onde conheci a maior parte dos meus amigos. Um lugar mágico, portanto. Sinceramente, gostaria não ter conhecido algumas pessoas a que a escola me obrigou. Mas são as coisas da vida. É a vida de um pequeno adolescente e de todas as pessoas que precisam de trabalhar com outras.
A escola faz-me aprender coisas incríveis! Faz-me conhecer melhor o meu país e a sua história. Faz-me conhecer o mundo. A escola faz-me querer ser mais e melhor. Ajuda-me a ultrapassar os meus medos e experimentar coisas novas.
A escola é um lugar sustentável. É um lugar que me faz querer mudar os meus hábitos. Faz-me pensar no planeta e em todas as pessoas que nele vivem. Faz-me pensar de uma forma diferente, de uma forma melhor. Faz-me, sem dúvida, uma pessoa melhor.
A escola é um lugar de aprendizagem, é um lugar magnífico! É um lugar que apenas estamos nele de passagem porque, quando dermos por nós, estaremos num lugar completamente oposto ao que estamos neste momento e vamo-nos saber orientar. Graças a quê? Àquilo que neste lugar memorável aprendemos. Iremos saber-nos defender e lidar com pessoas completamente diferentes de nós graças ao que neste lugar (que neste momento, sejam sinceros, não vos apetecia estar) aprendemos. Somos alunos, somos pessoas e somos todos iguais. Acreditem, um dia, quando formos maiores, vamos agradecer por ter tido a oportunidade de passar por este lugar, A NOSSA ESCOLA.
                                                                    





Carla Lopes (professora)

No âmbito da disciplina de TIC, os alunos do 8.º A estão envolvidos no projeto etwinning Class On Screen, colaborando com alunos da Albânia, Espanha, Polónia, Turquia, Reino Unido, Roménia e Sérvia. Este projeto tem como objetivo promover a utilização de ferramentas web 2.0 na sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas. Os alunos irão trabalhar com imagem, vídeo, animação, realidade aumentada e desenho 3D, para abordar os diversos conteúdos programáticos. Os alunos também desenvolverão as suas capacidades linguísticas, uma vez que toda a comunicação é feita em inglês.



 No âmbito da disciplina de TIC, os alunos do 8.º B estão envolvidos no projeto etwinning Let's Be Safe Digital Users on Social Media', colaborando com alunos da Geórgia, Jordânia e Turquia. Este projeto tem como objetivo alertar os alunos para os perigos da utilização da Internet. Os alunos aprendem a trabalhar colaborativamente e em segurança, desenvolvendo em simultâneo as suas capacidades linguísticas, uma vez que toda a comunicação é feita em inglês.



No âmbito da disciplina de SDAC, os alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, estão envolvidos no projeto Let's talk like professionals, colaborando com alunos de cursos profissionais da Espanha, França e Polónia. Este projeto tem como objetivo utilizar a língua inglesa para dotar os alunos com capacidades que lhes serão úteis no futuro. Os participantes já criaram cartões de apresentação e curriculuns vitae. No início do projeto, os alunos criaram logotipos para o mesmo e o logotipo vencedor foi criado pelo aluno português Diogo Ribeiro.


No âmbito da disciplina de Comunicação de Dados, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, estão envolvidos no projeto Computing and Electronic Online Dictionary, colaborando com alunos de um curso profissional de electrónica de França. O objetivo deste projeto é a criação de um dicionário online constituído pelos termos técnicos inerentes aos cursos profissionais que os alunos frequentam. Todo o dicionário será criado em inglês.