terça-feira, 30 de janeiro de 2024

JI Simães

Conhecer um pouco da história de Joana Vasconcelos 

Joana Vasconcelos é uma artista plástica com cerca de 30 anos de carreira, reconhecida pelas suas esculturas monumentais, realizou até hoje mais de 500 exposições-instalações permanentes e obras de arte pública, em vários países. Em 2000, venceu o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, ampliando a sua projeção nacional e, em 2005, conquistou o reconhecimento internacional com a primeira participação na Bienal de Veneza, o mais importante evento mundial dedicado à arte contemporânea. Foi também agraciada com o grau de Comentadora da Ordem do Infante D. Henrique pela Presidência da República Portuguesa em 2009. Em 2022 tornou-se Oficial da Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura Francês. 

 No âmbito do tema do PCG “Contar e Recont’Arte” e após realizarmos uma aprofundada pesquisa sobre a obra desta grande artista, as crianças foram desafiadas pela educadora, no sentido de elas próprias, através do seu olhar, recriarem a obra que mais as impressionou. Perante este desafio, deram início ao seu trabalho, cada uma, recolheu os materiais que necessitaria para a sua “criação”. As mais favoritas foram as seguintes: Tutti Frutti, Cármen Miranda (sapato gigante), Coração Independente (em homenagem a Amália) e, até mesmo, O Bolo de Noiva (uma das duas suas mais recentes criações).

Aqui estão algumas fotos que revelam todas as fases do trabalho, no qual se pode observar a alegria, motivação e empenho em todo este processo.

 



                                                                                                                                           Lúcia Dias