sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Visita ao Castelo da Póvoa de Lanhoso


No dia 4 de janeiro, a nossa turma do 4ºA fez uma visita ao Castelo de Póvoa de Lanhoso.

Quando chegámos fomos recebidos pelo guia que se chamava José Lopes, que era muito simpático, divertido e brincalhão. A nossa visita iniciou-se na parte exterior do castelo, com a explicação de que aquelas pedras à entrada eram para dificultar a subida dos inimigos.

De seguida subimos as escadas e passámos para o interior do castelo. Aí fizemos várias atividades, e enquanto estas decorriam, o guia deu-nos informações relacionadas com a história do castelo. Uma delas foi que D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, nunca esteve naquela torre, mas sim noutra do primeiro castelo construído em madeira. O atual foi reconstruído em pedra para proteção do castelo, uma vez que a madeira ardia facilmente quando era atacado com flechas de fogo. Também nos informou que os símbolos que estão nas pedras das paredes do interior do castelo, representam as assinaturas das pessoas que trabalharam na sua reconstrução.

Terminámos a nossa visita com a visualização de um pequeno filme promocional com duração de quinze minutos.

Gostámos muito desta visita porque nos proporcionou conhecer melhor a história do castelo do nosso concelho.

                                                                              Texto coletivo: Turma 4º A

 

Uma das atividades que nós mais gostámos de fazer foi dois grandes puzzles que representavam D.Teresa e o Castelo. (Rafael, Diana, Francisca e Gonçalo).

Outra, foi ser rei ainda que por breves momentos e sentar-me no cadeirão do trono! (Daniel Oliveira).

Gostámos de saber que além do Castelo, há outros monumentos no concelho que merecem ser visitados, como por exemplo: Mosteiro de Porto d’Ave (Taíde), Mosteiro de Fontarcada (Fontarcada), Capela de S. Roque (Garfe), Ponte Mem Gutierres (Esperança), Palacete Vila Beatriz (Santo Emilião).

(Afonso, Anamar, Beatriz, Daniel Duarte, Dinis Sousa, Dinis Pereira, Irina, Lara, Leonardo e Luana).