quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Sessão sobre Tabagismo...


No fim da sessão sobre “Tabagismo”, a escrita sob o jogo do tempo1 tomou conta dos primeiros minutos da aula seguinte.

O tabagismo é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido às alterações físicas, emocionais e comportamentais que provoca. O cigarro é constituído por muitas substâncias tóxicas e poucos pensam no mal que fazem. Alguns até pensam que o tabaco acalma e relaxa. Grande engano! Fumar é muito prejudicial, mata lentamente! Fumar prejudica a saúde pública. O tabagismo causa cerca de seis milhões de mortes anualmente! E desenganemo-nos, o relaxamento que alguns acreditam que o tabaco propicia só pode ser entendido quando alguém está sob a síndrome de abstinência. Aliás, o tabaco aumenta a adrenalina, a pressão…
Deixe de fumar. Dirija-se a   um Centro de Saúde. Aceite ajuda.
Lembre-se ainda que o fumador passivo também sofre os efeitos nocivos do tabaco.
Fumar mata!!!
Os alunos do 12ºA
 
1Cada aluno teve 10 segundos para escrever uma frase com o intuito de escrever um texto coeso e coerente. Para melhor se perceber a forma como decorreu o trabalho, as “intervenções escritas” têm cores diferentes.

Sessão sobre Tabagismo. Uma sessão. Uma opinião.

Sexta-feira, 12h20m, 07/12/2018

Entrámos à mesma hora para a sala de aula, mas hoje as dúvidas e os trabalhos a realizar não se prenderam com a aula de apoio de Português. Hoje, quem tomou conta da palavra foi uma enfermeira do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso.
Começámos por responder a um questionário no computador que testava o nosso conhecimento sobre as consequências do consumo de tabaco e os seus efeitos na população. As perguntas eram interessantes, mas a forma como se avançava pelo questionário era confusa.
A seguir, comentámos as nossas respostas ao questionário e a enfermeira pôde ter uma noção do nosso conhecimento em relação ao consumo do tabaco.
A parte mais interessante e, na minha opinião, mais importante da palestra, teve a ver com as histórias que foram contadas. Eram histórias de pessoas que tentavam deixar de fumar com a ajuda de um programa do Centro de Saúde. É uma mensagem que se deve passar a jovens da nossa idade, para perceberem que é possível parar de fumar. Para além disso, fez-nos perceber o desespero das pessoas que entram neste tipo de programas, fazendo-o muitas vezes pelo medo de sofrer o destino de tantos outros.
A enfermeira demonstrou-nos a eficácia do programa e a forma como impede muitas pessoas de morrer mais cedo e de sofrer imenso apesar de, com muita força de vontade, poderem parar esta doença.
Diogo Pereira, 12º 

Ler+ Qualifica

De leitura em leitura…


Tudo tem um começo!... A vontade existe, lança-se o desafio, tenta-se, resulta e continua-se…
Foi assim que aconteceu com as nossas leituras e é com elas que continuamos.
Mas vamos ao início: noites frias de dezembro, ano de 2017…Já lá vão um ano! Foi na Biblioteca da Escola que tiveram origem as leituras, num pequeno grupo de formação de Linguagem e Comunicação. Ler era o objetivo, mas o que propor a adultos pouco dados à leitura? Os autores povoenses pareceram uma boa opção. José Abílio Coelho, Altino do Tojal, António Celestino, Cunha da Leiradela…
Folheando os livros, o primeiro grupo parecia curioso!…A pouco e pouco deixaram-se ficar presos a um diálogo, ao nome e descrição de uma aldeia ou de uma personagem…Estava ganho o primeiro grupo! As noites dedicadas à formação de Linguagem e Comunicação passaram a ser, maioritariamente, passadas na Biblioteca e era bom lá estar, descobrir novas passagens de trechos que agradavam aos leitores. As requisições de livros para leitura domiciliária começaram a ganhar vulto e depois dos autores locais seguiram-se nomes da Literatura nacional, Miguel Torga o mais lido.
A seguir veio o Serão de Leituras Partilhadas, com adultos e professores numa partilha tão aprazível!
O tempo passou num ápice, todos gostaram da atividade e por isso teríamos de dar-lhe continuidade. A propósito do dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca da escola foi o palco de mais uma sessão de leituras sob o mote “Leituras Partilhadas, Palavras Saboreadas”.

A atividade de leitura deixou todos satisfeitos, mas como se não bastasse ainda houve degustação de saborosas iguarias partilhadas pelos adultos a frequentar a formação interna do Centro Qualifica. A noite terminou em beleza e as organizadoras da atividade não escondiam a satisfação!

Para além da satisfação resultante do êxito das atividades, uma notícia  veio encher de orgulho a equipa do C.Q. – a Agência Nacional para a Qualificação e o Projeto Ler + criaram um Projeto Nacional designado
 Ler+ Qualifica, que veio reconhecer o mérito de atividades de leitura envolvendo adultos, e ofereceu ao nosso C.Q. uma verba destinada à aquisição de materiais para a Biblioteca.
            Em Tomar, no dia 10 de dezembro do ano findo, reuniram-se as equipas a dinamizar este Projeto, numa partilha de atividades e num convívio muito gratificante. Trouxemos ideias e vontade de continuar a trabalhar em prol do gosto pela leitura.



            No ano que há pouco começou, concretamente no dia 8 de janeiro, voltamos a juntar um grupo de formandos do C.Q. esta atividade designou-se “Ano Novo, Histórias Antigas!”. Mais uma vez, a professora bibliotecária, Rosa Sousa, foi a alma do encontro. As suas leituras percorreram variados temas como o Natal, as Janeiras e os livros foram muitos, incluindo Bichos e Contos de Miguel Torga trabalhados pela formadora Dóris Teixeira em Linguagem e Comunicação. Depois de toda a envolvência em mais este serão com os nossos adultos, tivemos o prazer de degustar uma “galette de rois”, acompanhada de um aconchegante chá quente.
           
Dóris Teixeira
Filipa Silva
Paula Faria
Rosa Martins

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Atividades do Jardim de Infância de Simães [4]

Aliado ao espirito Natalício, as famílias contribuíram com produtos alimentares para doação às famílias carenciadas do Conselho da Póvoa de Lanhoso.

O Jardim de Infância de Simães deseja a toda a comunidade educativa, Um Feliz Natal

As Prendas de natal para os Pais

Atividades do Jardim de Infância de Simães [3]

Visita à feira do Livro na EBI do AVE

Atividades do Jardim de Infância de Simães [2]

 Numa iniciativa da Câmara Municipal, fomos assistir ao Musical “O Corcunda de Notre Damme".



Atividades do Jardim de Infância de Simães [1]

No âmbito do Projeto SOBE, recebemos a visita da Sra. Enfermeira para uma ação de sensibilização de higiene oral, e, também para nos oferecer o KIT de escovagem de dentes.