No
passado dia 6 de março, 30 alunos da turma D de 9º ano e 4 professores do
Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso partiram rumo ao país de sua
majestade a rainha Elisabete II, e regressaram no dia 9 do mesmo mês. Esta
turma é pioneira na implementação da metodologia AICL (Aprendizagem integrada
de conteúdos e Língua) / CLIL (Content and Language Integrated Learning),
valorizada há já algum tempo pela comunidade europeia e ainda pouco promovida e
utilizada nas escolas portuguesas.
O espírito de equipa e de união foi
tónica dominante entre os participantes ao longo desta breve estada na cidade
de Londres.
Os principais pontos de interesse
turísticos da cidade foram visitados: desde o Hyde Park e St James´s Park,
Notting Hill, Camden Town and Covent Garden, Abadia de Westminster, Big Ben, rodeado
por andaimes, aguardando roupagem nova, London Eye, Tower Bridge, o Museu
Britânico e o Museu de História Natural, o nº 10 de Downing Street, Picadilly Circus, China Town,
o palácio de Buckingham, Harry Potter and the Cursed Child, entre outros.
Para estimular o conhecimento / prática
funcional (o chamado “desenrasque”), os alunos confrontaram-se com a
necessidade de fazer compras, solicitar refeições, entre outras; interpretar o
mapa do metro londrino (London Underground), meio de transporte que serve
grande parte da Grande Londres e as áreas
vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire no Reino Unido, e constitui o
sistema de metropolitano mais antigo e extenso do mundo. A este próposito destacou-se o aluno, José Carlos
Pinto, pela sua capacidade de orientação, pondo em prática o trabalho teórico
executado numa atividade CLIL que envolveu as disciplinas de Geografia e de
Inglês.
Esta experiência permitiu aos alunos
perceberem que é mais fácil e eficaz aprender uma língua estrangeira enquanto
ferramenta e não só e apenas como objeto de conhecimento.
A coordenadora CLIL
Manuela Lourenço