(D)Escrever este ano
O desafio
veio na última semana de aulas da disciplina de Matemática A – (D)Escrever este ano. Entre conteúdos da
disciplina e outras aprendizagens, a professora convidava-nos a percorrer o ano
letivo que agora termina. Aceitei-o.
Este ano
foi sobretudo marcado pela evolução, a todos os níveis. O sublinhar de valores
como a responsabilidade, o dever, a autonomia. Valores que desde sempre tiveram
bastante destaque na minha vida, mas que agora mais do que nunca, são cada vez
mais acentuados.
Na primeira
aula de matemática do ano letivo, a senhora professora colocou-nos, de
imediato, um desafio bastante interessante mas também exigente. Devo confessar que,
quando me sentei com o objetivo de escrever o mail com o tema que havia sido proposto (imaginar o que digo à
professora em 2029, quando a encontrar aqui à porta da escola, 10 anos depois
de ser minha professora) senti-me um pouco perdida. Não porque não tivesse
objetivos, dado que, desde sempre, no que toca ao meu futuro fui muito
determinada e exigente, tentando de modo gradual descobrir o que realmente quero
para mim, mas porque, por mais queiramos, a vida nunca nos oferece o rumo que
seria de prever. Há certamente inúmeros tropeços que nos vão trocando as
voltas. No entanto, quando comecei, percebi que independentemente de tudo o que
era incerto, eu sabia o que queria e o quanto pretendia e pretendo esforçar-me
para atingir o tão desejado futuro.
Um dos
momentos que também ficaram bem marcados na minha cabeça foi a altura em que, a
pedido da professora, entraram 3 alunos do 11ºano na nossa sala, com o intuito
de partilhar connosco a sua evolução durante o 10ºano, acabando por nos
transmitir alguns conselhos de como deveríamos estudar de uma forma verdadeira.
É sempre bom ouvir opiniões de alguém que já decalcou o caminho que nos diz
respeito agora atravessar. Aquilo que despertou em mim foi, de um certo modo,
admiração. Admiração porque estava a ver 3 pessoas que se conseguiram superar e
empenhar para atingir os seus objetivos. Eu, estando a começar o 10º ano,
carregava comigo algumas inseguranças, mas fiquei com a certeza que queria, tal
como eles, evoluir e olhar para todo o ano letivo e perceber que progredi e que
todas as dificuldades que foram surgindo, também elas foram superadas.
Entretanto,
começamos a lecionar os conteúdos do 10ºano de Matemática, dos quais gostei
bastante. Foi uma superação diária. O estudo constante e dedicado, o cumprir
dos deveres, realizando sempre o trabalho proposto.
Além de
perceber que tudo se trata de empenho, estudo e determinação, também entendi que
a observação é muito importante quando nos deparamos com um exercício, a
leitura atenta é fundamental e a chave para nos apercebermos de pequenos
pormenores que mudam tudo. Por falar em pormenores, percebi que estes fazem
toda a diferença em Matemática, toda…
Foram
várias as aprendizagens, desde o olhar atento e perceber que tudo é tão mais
fácil quando depositamos a nossa atenção. Por exemplo, agora, quando olho para
uma escolha múltipla vejo-a com outros olhos uma vez que normalmente são
bastante curiosas e levam-nos sempre a pensar sobre elas.
Uma das
atividades que foram realizadas durante o ano foi a vinda de duas professoras de
Matemática da UMinho à nossa escola com o intuito de nos desafiarem com alguns
problemas sobre lógica. Simplesmente adorei…. Consegui realizar alguns exercícios
de dificuldade máxima o que também me pôs à prova. Mas o mais interessante foi
mesmo trabalhar com a lógica e o quão revelador de um modo positivo se tornou.
Este foi
decisivamente um ano de aquisição de inúmeros conhecimentos, desde os conteúdos
respeitantes ao programa de Matemática de 10ºano que durante o 1º e grande
parte do 2º períodos foram abordados na escola e a na restante parte do ano
letivo, à distância. Também essas aprendizagens são essenciais à nossa vida e
ao nosso desenvolvimento.
Perante
esta situação que estamos a atravessar, e tendo em conta como foi desafiante e
complexo adaptarmo-nos, creio que também nós, enquanto seres, fomos desafiados.
A nível de Matemática, é visível um grande esforço por parte da professora, que
foi realizando vídeos para conseguirmos compreender o conteúdo, o que se tornou
interessante pois, no meu caso, me levou a sentir novamente dentro na escola,
na minha cadeira, a ouvir e participar na aula. Também o facto de todos os
dias, após o envio das nossas tarefas, a professora responder com resoluções
bastante detalhadas, o que a meu ver, se revelou fundamental à aprendizagem,
tal como o feedback que era dado que,
do mesmo modo, nos orientava para, enquanto alunos, conseguirmos promover uma autocorreção
e, assim, podermos melhorar. Foi sem dúvida um desafio à autonomia e
esforcei-me ao máximo para corresponder com os objetivos propostos.
Matemática,
como todos sabemos, é uma disciplina fundamental na nossa vida. Em vários
momentos da mesma podemos observar e respirar matemática, algo que também
durante este ano letivo percebi. Foi bom mudar, estar disposta a mais exigência
e senti uma grande diferença mas positiva, muito positiva. O 10ºano trouxe-me
gosto pela Matemática, mas tudo também tem a ver de um modo intrínseco com quem
está do outro lado e, diariamente, se esforça para nos ensinar, cujo papel
também foi muito determinante e fundamental. Posto isto, posso dizer que gostei
de abordar todos os conteúdos de Matemática A, claro que se foram manifestando algumas
dificuldades mas considero que é normal, uma vez que se tornaram meios para uma
evolução gradual.
Cristiana Rodrigues
(10ºB)