Eu e o Outro
O que dizem os nossos
alunos sobre o relacionamento humano, interculturalidade, solidariedade, sobre
a luta pelo bem comum? Foi o que quisemos saber quando, em resultado deste
objetivo comum de Português e Cidadania, propusemos aos nossos alunos a
produção de um texto individual em que dissertassem sobre estes tópicos.
Eis alguns bons fragmentos desses trabalhos.
Rosa Martins e Susana Lobo
“Cada vez mais o mundo
se mostra individualista. É cada um por si, como exemplificam os conflitos
entre países, famílias, amigos…
Este mundo parece estar a tornar-se numa bomba-relógio, com
tantos interesses individuais que geram conflitos.
(…) Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!
Poucas palavras da sabedoria popular, tão esquecidas mas tão importantes pela
verdade que encerram! “
Catarina Soares, 11C
“Pelo que observo, o dinheiro move o mundo, torna as pessoas
distantes, arrogantes e “torna falsos os amigos “, como lamentava Camões.
Um dos maiores equívocos que o Homem enfrenta é a noção
errada de que somos protagonistas, quando temos de interiorizar que o mundo não
é um filme com uma personagem principal, mas antes uma filmoteca com elencos
variadíssimos, religiões, tons de pele, gastronomias, crenças, culturas
distintas.
O Padre António Vieira deu-nos, no passado, o exemplo a
seguir. Fez tudo para integrar o Outro, olhando-o como seu igual. Todavia,
ainda hoje, infelizmente, os “peixes grandes” alimentam-se da fragilidade e
ingenuidade dos “peixes pequenos”.
É importante equilibrar aquilo de que Eu e o Outro precisam.
Esse equilíbrio nasce da reciprocidade e do respeito, da proximidade e intimidade,
da partilha e do viver para o Outro, de um encontro entre aquilo que tenho e
estou disposta a dar e do que quero e preciso receber, porque viver é ser Outro
e para o Outro.
Sentences about Human Rights Day
Last week we did some drawings about The
Human Rights Day in the English classroom. It took three classes to finish the
drawings, but they were amazing. It was very nice and we had a lot of fun doing
them. Besides that, the importance of these work is
enormous, because they are about a very
important topic: The Human Rights Day, and we think that it was a very good way
to celebrate it.
Liberty is the best medicine.
Everyone has the right to vote
Always the truth
Think and believe
The Human Rights Day was celebrated on 10th
December, and the teacher suggested us this work. We had to do some posters and drawings about
this day and display them to all school, showing students how the Human Rights
are so important.
At first the teacher showed us some videos and
some drawings and sentences about the human rights for inspiration.
And then we were divided into some groups but
obviously with all the care and distance among all of us. Some students made
their work individually too.
Some of us made the title in cardboards with
some drawings… other students made the drawings in smaller white papers and
wrote an article … there were so many good ideas!!
The final product was amazing, everyone was
creative and the works were all beautiful.
We enjoyed and learnt a lot in this work! The Human
Rights are so important and we need to obey all of them to be good citizens and
live in a healthy world!
Beatriz
Sousa 9ºD