sábado, 19 de dezembro de 2020

 Eu e o Outro

O que dizem os nossos alunos sobre o relacionamento humano, interculturalidade, solidariedade, sobre a luta pelo bem comum? Foi o que quisemos saber quando, em resultado deste objetivo comum de Português e Cidadania, propusemos aos nossos alunos a produção de um texto individual em que dissertassem sobre estes tópicos.

Eis alguns bons fragmentos desses trabalhos.

Rosa Martins e Susana Lobo

 

 “Cada vez mais o mundo se mostra individualista. É cada um por si, como exemplificam os conflitos entre países, famílias, amigos…

Este mundo parece estar a tornar-se numa bomba-relógio, com tantos interesses individuais que geram conflitos.

(…) Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti! Poucas palavras da sabedoria popular, tão esquecidas mas tão importantes pela verdade que encerram! “

Catarina Soares, 11C

 

“Pelo que observo, o dinheiro move o mundo, torna as pessoas distantes, arrogantes e “torna falsos os amigos “, como lamentava Camões.

Um dos maiores equívocos que o Homem enfrenta é a noção errada de que somos protagonistas, quando temos de interiorizar que o mundo não é um filme com uma personagem principal, mas antes uma filmoteca com elencos variadíssimos, religiões, tons de pele, gastronomias, crenças, culturas distintas.

O Padre António Vieira deu-nos, no passado, o exemplo a seguir. Fez tudo para integrar o Outro, olhando-o como seu igual. Todavia, ainda hoje, infelizmente, os “peixes grandes” alimentam-se da fragilidade e ingenuidade dos “peixes pequenos”.

É importante equilibrar aquilo de que Eu e o Outro precisam. Esse equilíbrio nasce da reciprocidade e do respeito, da proximidade e intimidade, da partilha e do viver para o Outro, de um encontro entre aquilo que tenho e estou disposta a dar e do que quero e preciso receber, porque viver é ser Outro e para o Outro.

Alexandra Rebelo, 11C









Sentences about Human Rights Day

 

Last week we did some drawings about The Human Rights Day in the English classroom. It took three classes to finish the drawings, but they were amazing. It was very nice and we had a lot of fun doing them. Besides that, the importance of these work is enormous, because they are about  a very important topic: The Human Rights Day, and we think that it was a very good way to celebrate it.

 Miguel Correia 9ºD

 

Liberty is the best medicine.

Everyone has the right to vote

Always the truth

Think and believe 

                                            Eduardo Pinto 9ºD



The Human Rights Day was celebrated on 10th December, and the teacher suggested us this work.  We had to do some posters and drawings about this day and display them to all school, showing students how the Human Rights are so important.

At first the teacher showed us some videos and some drawings and sentences about the human rights for inspiration.

And then we were divided into some groups but obviously with all the care and distance among all of us. Some students made their work individually too.

Some of us made the title in cardboards with some drawings… other students made the drawings in smaller white papers and wrote an article … there were so many good ideas!!

The final product was amazing, everyone was creative and the works were all beautiful.

We enjoyed and learnt a lot in this work! The Human Rights are so important and we need to obey all of them to be good citizens and live in a healthy world!

 

Beatriz Sousa 9ºD

Constança Veloso 9ºD