Biodiversidade - Leonel Grandinho 12.ºB
projeto 'Bee Live'
Ideia a ideia
a abelha constrói a sua colmeia
Alunos povoenses, italianos, franceses e
eslovenos unificam-se em prol da conscientização da importância das abelhas no
meio ambiente, através do projeto “Bee Live”, no âmbito dos projetos Erasmus.
Os projectos Erasmus são uma mais-valia para
os alunos porque um dos grandes propósitos é permitir que estes possam conhecer
os países, bem como a cultura de cada um dos seus parceiros, através de
mobilidades onde, durante uma semana, apresentarão os trabalhos que vão sendo
desenvolvidos pelos alunos. A comunicação entre os diferentes parceiros é feita
na língua inglesa.
Este projeto europeu aproxima alunos de diferentes países movidos pelo mesmo
objetivo, promover a proteção e conservação da biodiversidade.
De maneira a atingir essa meta, os
participantes cooperam realizando trabalhos nos diferentes subtemas criados
para este projeto. São 4 os subtemas a serem trabalhados pelos alunos ao longo
de dois anos, que é o tempo de duração deste projeto:
1- Biodiversidade urbana
2- Biodiversidade na escola
3- Polinizadores da
agricultura intensiva
4- Resolução para o Parlamento
Europeu
Neste momento, a troca de conhecimentos é realizada
fundamentalmente pela internet,
através da plataforma Twinspace, uma
vez que a pandemia devastou a ideia prevista de mobilidade internacional. Os
alunos que iriam deslocar-se entre os países envolvidos e experienciar a rotina
estrangeira com direito a passeios culturais e convivência entre jovens, sem
nunca esquecer o grande motivo da viagem, espalhar conhecimento, estão agora a
aguardar por melhores tempos, para assim poderem finalmente conhecer os seus
parceiros ao “vivo”.
Contudo, com ou sem mobilidade, os jovens não
perderam o ânimo em colaborar e contribuir para a realização do projeto e,
pouco a pouco, constroem em conjunto os alicerces que sustentam o sonho de uma
maior conscientização da temática entre os jovens de toda a europa.
As dinâmicas consistem na realização de
pesquisas, passando pela participação em vídeos, a partilha de pesquisas em
fóruns online, a captação de fotografias do ambiente entre uma miríade de
outras atividades. Uma das primeiras execuções dos alunos foi a participação
numa videoconferência internacional alusiva ao “Dia do Erasmus+”, onde puderam
trocar impressões e estabelecer maior conexão com a juventude estrangeira
participante do projeto “Bee Live”. Recentemente os alunos participaram numa
atividade, integrada no subtema “Biodiversidade na escola”, que extraiu o
caráter artístico de cada um deles. Ocorreu a pintura e decoração de pneus que
posteriormente servirão de canteiros onde serão semeadas diversas plantas,
cedidas gentilmente pelos parceiros eslovenos e italianos. As atividades
transcendem a sua função educacional e permitem aos alunos alguma descontração
e divertimento.
Relativamente ao tema que dá suporte ao nosso
projeto “Biodiversidade” realizamos uma outra atividade que nos possibilitou
recolher informação muito interessante. A partir de um inquérito realizado por
alunos povoenses e destinado a alunos dos países intervenientes, foi possível
concluir que: a promoção do conhecimento tem surtido efeito; os inquiridos
apresentam lacunas no que diz respeito a conhecimento científico; e a grande
maioria demonstra estar ciente de como proteger o ambiente e da relevância
inerente a pequenos gestos como a reciclagem, a reutilização e a preservação de
espaços verdes.
Estamos também a preparar inquéritos para
possíveis entrevistas a realizar no próximo ano letivo à autarquia e ao Centro
Interpretativo do carvalho de Calvos, com vista a publicar as mesmas em órgãos
de comunicação social locais.
Apesar das expectativas elevadas que tínhamos inicialmente para este projeto e que tememos, de alguma forma em virtude da pandemia, poderem não ser concretizadas, a vontade de trabalhar e ajudar este mundo prevalece e os alunos e professores permanecem incansáveis neste desafio.
Joana Leite e Joana Faria 11ºA