segunda-feira, 22 de novembro de 2021

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

 O Dia Mundial da Filosofia foi assinalado, esta quinta-feira, dia 18 de novembro, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso com uma conferência.

Subordinada ao tema, ´A morte medicamente assistida` teve como orador o Doutor João Macedo, professor da Universidade do Minho de Ética e Deontologia. A eutanásia e o suicídio assistido são temáticas que desafiam a nossa cultura e civilização, os seus princípios, valores e tradições religiosas, levando-nos a refletir sobre quando se morre e como se morre.

Muitos filósofos dizem que a autonomia e liberdade de escolha implicam a posse sobre a vida, ao passo que John Locke e Immanuel Kant “rejeitam a ideia de que as nossas vidas são bens para dispor como nos agradar”.

Ao programar a sua morte e o momento em que esta ocorrerá, um indivíduo evita entrar num período de degradação física e/ou psicológica. Pode reunir à sua volta os seus entes queridos, fazer as últimas recomendações e, simplesmente, despedir-se.

Todavia, não se pode negar que “a morte é a única coisa certa que temos na vida” e que a nossa visão da morte depende do sentido que atribuímos à vida. Portanto, será admissível que as pessoas, mesmo aquelas que se encontram numa fase terminal da vida e em sofrimento agudo, determinem o fim das suas vidas?

Em síntese, apraz-nos dizer que esta iniciativa foi para nós, meros “ aprendizes de filósofos”, um momento de reflexão e de questionamento, pois um dia qualquer um de nós poderá ser confrontado com este dilema e aí… terá mesmo que tomar uma posição!

Por último, de acrescentar ainda que esta atividade contou com a presença dos alunos das turmas A e B do 11º ano e B, do 10º ano e foi organizada pelo grupo disciplinar de filosofia, em parceria com o presidente da APEFP (Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática).

 Beatriz Antunes, 11º B