Uma “Ideia” Apenas!…
Naquela tarde de verão, eu e os meus amigos fazíamos uma caminhada, por entre aquelas árvores que nos inundavam a alma de frescura.
Lá longe, havia uma longilínea ribeira, onde sobressaía o som musical da água a cair duma bonita cascata.
Nós, entre conversas animadas e brincadeiras, umas tontas outras mais sérias, seguíamos o nosso passeio e aproveitávamos o sol maravilhoso dessa tarde.
Eu e a Joana caminhávamos mais à frente da Maria e do André e isso deu-nos a possibilidade de reparar que havia muito a fazer por aquela bosque, por aquela mata rodeada de árvores e arbustos multicolores.
Então, eu e a Joana, ao observarmos a aquela mata, reparamos que a sua beleza estava manchada pelo lixo que andava por ali espalhado. Ora, para recuperarmos a beleza daquele pedaço da natureza, só havia uma solução, era remover aqueles resíduos que o maltratavam.
Era apenas uma ideia!...
No entanto, a Joana ficou muito empolgada e chamou pelos nossos companheiros:
- Maria, André!... Podem chegar aqui. Temos que conversar sobre uma situação muito importante.
- Então, que coisa é essa tão importante? – perguntou o André.
A Joana, em poucas palavras, expôs o nosso plano:
- Sabem. Eu e o Ricardo tivemos a ideia de formar um grupo de voluntários para fazer a limpeza desta floresta. Vamos tentar arranjar o máximo de pessoas, que partilhem dos nossos ideais, e estou confiante que vai ser um êxito!...
No dia a seguinte, eu e os meus colegas dividimos as tarefas e fomos à procura de voluntários... Passado uma semana, conseguimos juntar um bom número de pessoas para essa boa ação.
Foram horas árduas de trabalho, pois, infelizmente, juntamos quilos e quilos de lixo, mas valeu a pena esse esforço para tornar esta missão bem-sucedida.
A natureza agradeceu-nos com a sua beleza e finalmente pudemos usufruir de uma caminhada bem mais saudável!...
Ricardo Antunes – 8.º A