segunda-feira, 28 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

 

Um dia diferente

No dia vinte e dois de março, no período da manhã, no espaço coberto da escola, os alunos do 1.º ciclo da EB do Ave juntaram-se para celebrar o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água.

A atividade teve início com a música “Primavera de Vivaldi” e com a professora Ana a ler um poema da obra “As árvores felizmente são grandes”.

De seguida, cada turma declamou ou leu um poema de um poeta português. A minha turma, o 4.º C, declamou o poema “Boa noite passarinho”, de Matilde Rosa Araújo. Pessoalmente, gostei muito deste momento partilhado com os meus amigos! Também gostei bastante do “Poema em P” apresentado pela turma da minha prima Joana, (2º B), que nos fez recordar o conflito que existe na Ucrânia…

Para terminar esta atividade, cantámos todos juntos “Planeta Azul” e “Uma árvore plantar”. Foi muito divertido!

Para terminar a manhã, cada turma plantou uma árvore de fruto na Horta Pedagógica da nossa escola. A minha turma plantou uma ameixieira, pois todos gostamos de ameixas! Espero um dia poder comer uma ameixa da “nossa árvore”, mas para isso acontecer, dela temos que cuidar!

Gostei muito destas atividades, foram bastante interessantes e divertidas e alertaram-nos para problemas importantes.

Adorei plantar uma árvore e declamar um poema, mas o que mais gostei foi “ganhar” uma árvore para a minha turma cuidar!

Se o planeta queres preservar, planta árvores para respirar!

 

Maria Leonor Rocha Henriques, 4.ºC