Academia Junior Etwinning (AJE)
Mais um pequeno passo no sentido de levar à prática o nosso lema “A nossa escola é uma porta aberta para o Mundo!”
Como escola com selo eTwinning, o nosso agrupamento tem agora uma Academia Júnior eTwinning (AJE), formada pelos estudantes que estão inscritos em Projetos eTwinning, mas futuramente todos poderão participar, se assim o desejarem.
A primeira atividade da academia foi criar um logótipo e a adesão foi grande, com 50 Logos propostos a concurso, mas que depois de aplicados os critérios de seleção atendendo ao uso do Logo etwinning, apenas 35 foram elegíveis.
A votação decorreu no dia 9 de março e nela participaram 187 votantes. O Logo vencedor, com 35 votos, não pode ser submetido a nível nacional por não ter respeitado os direitos de autor e esse é um aspeto que toda a comunidade educativa deve trabalhar no sentido da sua concretização. Assim, o logo que irá representar a AJE do nosso agrupamento, junto da comunidade nacional eTwinning será o segundo mais votado com 22 votos e que aqui publicamos.
PARABÉNS ao vencedor!
Uma enorme gratidão aos que colaboraram, quer com as suas obras de arte, quer com o seu voto. Vamos todos tentar ser originais e dizer não à cópia, respeitando os direitos de autor.
Os mais curiosos, podem consultar os restantes Logos propostos aqui neste Link:
https://padlet.com/projetobeelive/w7ujd12el1pqab6y
Mas o que é a AJE?
É um projeto piloto e inovador iniciado em Portugal, que pretende dar voz aos alunos, e que no futuro poderá ser desenvolvido por outros países.
A AJE terá que ser constituída por alunos caracterizados pelo seu dinamismo, trabalho colaborativo, e que estejam envolvidos em projetos eTwinning.
Mesmo que ainda não integrem nenhum projeto europeu, poderão fazê-lo nos próximos anos letivos e se gostam de novos desafios, juntem- se à AJE!
A equipa
coordenadora dos projetos Europeus,
Iva Azevedo, Paula Dias e Ricardo Rodrigues
Cuidados com Direitos de Autor na produção de conteúdo
No passado dia 9 de março, decorreu um concurso para eleger o Logótipo da Academia Júnior eTwinning (AJE) e a equipa de professores responsável por esta atividade detetou que o logo mais votado era uma imagem retirada da internet com a inclusão do logo do AEPL.
O nosso agrupamento e, mais concretamente, a coordenação dos Projetos Europeus do AEPL, uma vez que tem uma responsabilidade na formação dos nossos alunos, entendeu fazer, através deste jornal um apelo às “Boas Práticas”, tendo como objetivo informar toda a comunidade escolar sobre este processo eleitoral e alertar para os cuidados a ter no que diz respeito aos direitos de autor.
Este tema daria “pano para mangas”, mas, de momento, vamos apenas focar-nos no essencial: nem tudo o que encontramos na internet pode ser utilizado livremente.
Carregar um conteúdo elaborado por outra pessoa pode criar um problema, pode ser violação da propriedade intelectual. Este é um dos procedimentos com que se deparam as escolas e os professores quando solicitam aos seus alunos a elaboração de trabalhos ou quando participam em projetos (ex. eTwinning), pelo facto de os alunos utilizarem imagens ou outro tipo de conteúdos, que descarregam da internet com direitos de autor.
Os direitos de autor são uma forma de proteger os trabalhos originais de outros autores, quem incorrer neste incumprimento pode ser processado e obrigado a pagar indemnizações monetárias.
A utilização de conteúdos só pode ser feita se tiverem autorização para fazê-la.
Para resolver este problema deixamos um desafio - Porque é que não crias o teu próprio trabalho? Ser original é ser mais humano.
A equipa dos projetos europeus