segunda-feira, 14 de março de 2022

Um dia em Braga

 



O dia 24 de fevereiro ficou marcado pela visita de estudo dos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso à cidade de Braga e ao Mosteiro de Tibães.

Depois de nos reunirmos em frente à Escola, pelas oito e quarenta e cinco, partimos para o centro da cidade de Braga, a fim de explorar o património histórico, cultural e paisagístico da cidade dos arcebispos, a antiga “Bracara Augusta” dos romanos. Na verdade, numa cidade bastante conhecida pelos símbolos religiosos, deparamo-nos, imediatamente, com a Igreja dos Congregados e com um conjunto de edificações que se destacam, como a Arcada e o Banco de Portugal. 

Seguindo um roteiro, caminhamos por várias ruas, passamos pelo Campo da Vinha, pela Praça do Município, pelo Arco da Porta Nova, pela Sé e detivemo-nos no Jardim de Santa Bárbara, onde aproveitamos toda a sua beleza e enquadramento para tirar algumas fotografias.


Fomos também ao encontro de um dos ícones do Barroco, o Palácio do Raio. No entanto, pelo caminho, fomos desafiados a descobrir os galos da fachada da igreja de Santa Cruz. Prosseguimos para a florida Avenida da Liberdade, onde se encontra o edifício do Theatro Circo, a emblemática e bela sala de espetáculos da cidade. Fechamos o nosso périplo matinal na Praça da República para o merecido almoço.



Seguidamente, fizemos uma curta viagem até ao Mosteiro de Tibães, sendo guiados não só pelos espaços interiores, com destaque para a sua notável igreja, mas também pelos espaços exteriores da cerca, que se estende por quarenta hectares. 

Este dia cansativo, mas rico e divertido, terminou com o regresso à Escola, na Póvoa de Lanhoso. 




 Texto conjunto dos alunos do 8º C, do professor José Viegas (disciplina de Português)