BILINGUAL
EDUCATION / CLIL TODAY
IBMODEL - INTEGRATED BILINGUAL MODEL Erasmus+ KA2 Project Training Days & Seminar
Entre 20 e 22 de abril, realizou-se uma
formação e um seminário, na Faculdade de Letras do Porto (FLUP), denominada BILINGUAL
EDUCATION / CLIL TODAY, onde foi apresentado o IBModel (INTEGRATED
BILINGUAL MODEL), no âmbito do projeto Erasmus+, na área da Inovação
Educacional: uma iniciativa do grupo de investigação “WORKING CLIL”, que é uma
vertente da área de Formação de Professores e Estudos Aplicados da Língua – TEALS
(an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies), no CETAPS
(Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) – que reúne
profissionais, investigadores e formadores de professores para abordar questões
centrais da educação CLIL/Bilíngue, em todos os níveis de
ensino em Portugal e além-fronteiras.
A centralidade da aprendizagem das línguas
constituí a chave fundamental para compreendermos os outros povos, irmos ao
encontro das suas diferenças, encontrarmos semelhanças, partilharmos
experiências, oportunidades, concretizarmos sonhos e anteciparmos o cenário das
“Guerras de absurdo, em pleno século XXI”, como afirmou o secretário-geral da
ONU, António Guterres, durante a sua visita à capital da Ucrânia, Kiev, no
passado dia 28 de abril.
À semelhança dos anteriores, este seminário
foi extremamente enriquecedor, tendo proporcionado o contacto com figuras
proeminentes nesta área, a saber: Victor
Pavón, Maria Ellison, Cynthia Pimentel e Maria Luisa Pérez-Cañado.
A Aprendizagem Integrada de Conteúdos e
Línguas (CLIL) surgiu como uma abordagem educacional com duplo foco: reconhece
estas dimensões no uso de línguas adicionais. O CLIL é praticado sob muitas
formas em todo o mundo e é particularmente prolífero na Europa.
Foi implementado na nossa escola no ano letivo
de 2016/2017.
Existe ainda, em Portugal, pouca investigação.
A este propósito, representei, com muito orgulho, o nosso Agrupamento, apresentando o PLUG IN (TO) CLIL AEPL CLUSTER
PROJECT, sintetizando as principais conclusões do estudo de
investigação compilado na dissertação de mestrado “Avaliação da implementação da
abordagem CLIL: um estudo de caso.”, por mim concretizado, sob a
orientação da Professora Doutora Maria Alfredo Moreira, da Universidade do Minho,
com o apoio dos Diretores da Escola, da Coordenadora dos projetos europeus,
dos professores
de conteúdo e de língua envolvidos, dos encarregados de educação da
turma pioneira, do 9.º C.
“A mudança é a
lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão
com certeza perder o futuro.”
A
Coordenadora CLIL,
Manuela Lourenço