segunda-feira, 2 de maio de 2022

O nosso Agrupamento no encalço da inovação pedagógica

 

BILINGUAL EDUCATION / CLIL TODAY

IBMODEL - INTEGRATED BILINGUAL MODEL Erasmus+ KA2 Project Training Days & Seminar

Entre 20 e 22 de abril, realizou-se uma formação e um seminário, na Faculdade de Letras do Porto (FLUP), denominada BILINGUAL EDUCATION / CLIL TODAY, onde foi apresentado o IBModel (INTEGRATED BILINGUAL MODEL), no âmbito do projeto Erasmus+, na área da Inovação Educacional: uma iniciativa do grupo de investigação “WORKING CLIL”, que é uma vertente da área de Formação de Professores e Estudos Aplicados da Língua – TEALS (an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies), no CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) – que reúne profissionais, investigadores e formadores de professores para abordar questões centrais da educação CLIL/Bilíngue, em todos os níveis de ensino em Portugal e além-fronteiras.

A centralidade da aprendizagem das línguas constituí a chave fundamental para compreendermos os outros povos, irmos ao encontro das suas diferenças, encontrarmos semelhanças, partilharmos experiências, oportunidades, concretizarmos sonhos e anteciparmos o cenário das “Guerras de absurdo, em pleno século XXI”, como afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a sua visita à capital da Ucrânia, Kiev, no passado dia 28 de abril.

À semelhança dos anteriores, este seminário foi extremamente enriquecedor, tendo proporcionado o contacto com figuras proeminentes nesta área, a saber: Victor Pavón, Maria Ellison, Cynthia Pimentel e Maria Luisa Pérez-Cañado.

A Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas (CLIL) surgiu como uma abordagem educacional com duplo foco: reconhece estas dimensões no uso de línguas adicionais. O CLIL é praticado sob muitas formas em todo o mundo e é particularmente prolífero na Europa.

Foi implementado na nossa escola no ano letivo de 2016/2017.

Existe ainda, em Portugal, pouca investigação. A este propósito, representei, com muito orgulho, o nosso Agrupamento, apresentando o PLUG IN (TO) CLIL AEPL CLUSTER PROJECT, sintetizando as principais conclusões do estudo de investigação compilado na dissertação de mestrado “Avaliação da implementação da abordagem CLIL: um estudo de caso.”, por mim concretizado, sob a orientação da Professora Doutora Maria Alfredo Moreira, da Universidade do Minho, com o apoio dos Diretores da Escola, da Coordenadora dos projetos europeus, dos professores de conteúdo e de língua envolvidos, dos encarregados de educação da turma pioneira, do 9.º C.

A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.

John Kennedy

A Coordenadora CLIL,

Manuela Lourenço