Falar sobre educação ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental. Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente.
Com o propósito de promover a ligação entre as pessoas e a natureza, no âmbito do projeto Erasmus+ Bee Live, os alunos do 12º C realizaram, na passada 6ª feira, uma aula de Cidadania e Desenvolvimento, nos espaços exteriores da escola. Aí, no chamado “Jardim dos Pneus”, tiveram a oportunidade de interagir com o ecossistema, de meter as mãos na terra e realizarem atividades de jardinagem como a limpeza dos canteiros, corte de arbustos secos, recolha de sementes, plantação de bolbos, ervas aromática e suculentas e, claro, a indispensável rega, fundamental para o crescimento de qualquer planta.
E a terminar, do livro “Herbário” do poeta Jorge de Sousa Braga, um apelo à leitura recorrendo à imagética da natureza e da sustentabilidade.
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».
É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.