Os ventos do Erasmus sopraram novamente no AEPL e trouxeram ao auditório da ESPL, na última sexta feira, dia 14 de outubro, quatro turmas do ensino secundário, acompanhadas por cinco professores, para comemorarem os “Erasmusdays 22”.
Durante 50 minutos, apresentou-se o patrono e os valores do programa Erasmus, ouviram-se testemunhos, reais ou gravados, em inglês ou em português, de mobilidades já feitas (Projetos: Friendly Maths ou Sustainable Me. Sustainable We) ou a decorrer, como foi o caso do grupo que se encontrava em Palermo (Sicília-Itália), no âmbito do Projeto Bee Live. Terminou-se a sessão com uma nuvem de palavras como resposta à questão “O que significa para mim o Erasmus?”
Os “Erasmusdays”! O que é isso?
Trata-se de uma iniciativa iniciada em 2017 pela agência erasmus francesa para comemorar os 30 anos de implementação deste programa e que se repete todos os anos nos dias 13,14 e 15 de outubro, como forma de divulgação do mesmo. Erasmus, o acrónimo que tomou o nome do humanista do Renascimento, Erasmo de Roterdão (1465-1536), na sua versão em latim, para lançar em 1987, o “European Region Action Scheme for the Mobility of University Students”. O programa teve tanto sucesso na construção de uma Europa unida na diversidade, que se transformou em 2014 no Erasmus+, alargando-se a todos os níveis de escolaridade. Surgia assim a possibilidade dos jovens de diferentes idades realizarem experiências interculturais nos vários países aderentes, alargando horizontes para além do seu pequeno mundo e tornando-se parceiros em projetos comuns.
No AEPL, continuamos na senda dos valores Erasmus, com alguns projetos em vigor e com uma acreditação como Escola Erasmus até 2027 para o Ensino Escolar, ao abrigo da qual, todos os alunos e professores poderão participar através do envolvimento nas atividades do Clube Europeu, todas as sextas-feiras à tarde, entre as 14.20 e as 16.20. Neste clube iremos continuar a associar o Programa Erasmus+ e os Projetos eTwinning com a nossa AJE. Participem!!
A equipa dos projetos europeus
Iva Azevedo, Paula Dias e Ricardo Rodrigues