No 31.º ano de existência da ESPL
Aquando dos 25 anos da escola,
publicámos uma revista comemorativa com 25 testemunhos.
E como recordar é sempre bom, aqui
ficam alguns excertos:
“ Como aluna que fui desta escola é para mim uma honra poder dizer que, embora muito brevemente, também eu fiz parte desta História e que, mais importante, esta escola marcou a minha História. “
Andreia Paulista de Faria
“… leccionei num tempo em que, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, brilhava uma constelação de grandes e talentosos professores com os quais era difícil ombrear e competir. Com essa plêiade de mestres e extraordinários profissionais aprendi muito e a eles rendo a minha homenagem e gratidão.”
José Bento Silva
“ Parece que foi ontem, quando me apresentei para trabalhar pela primeira vez na Escola Secundária, era das funcionárias mais novas, com muita dificuldade para lidar com os alunos. (…) Fico muito satisfeita quando me encontro com algum aluno que me reconhece como funcionária da Escola Secundária, demonstra que nós tivemos alguma importância na formação deles.”
D. Fernanda do SASE
“ A escola. Eu. Os meus colegas.
Professores. Funcionárias e funcionários. Educação. Projectos. Crescimento.
FAMILIA. (…) Lembro-me como fosse hoje do primeiro dia que entrei neste portão,
lembro-me da primeira reprimenda, da primeira asneirola, como também me lembro
do último dia que ai estive enquanto aluno. Mas o que verdadeiramente guardo
comigo é o quanto aqui fui feliz, o quanto cresci e tudo o que a ESPL me deu.
(…) Durante a minha passagem pela ESPL tive também o prazer de desempenhar
funções de presidente da Associação de Estudantes, cargo de que muito me
orgulho, mesmo sendo muito trabalhoso, dediquei-me ao máximo para ser o melhor
presidente que podia “
Leonel Gonçalves.
“ O que posso dizer-vos mais - foram três anos fantásticos que como ex-aluna recordo com imensa saudade. Não podia deixar de dar então o meu testemunho como uma das discentes inauguradoras desta instituição do bem ensinar/aprender que, volvidos já 25 anos, continua tal como no início da sua existência, a preparar da melhor forma os seus alunos para que também eles atinjam os seus propósitos. É pois com orgulho que hoje, também eu tenho o privilégio de fazer parte desta massa humana e, de há dois anos a esta parte, contribuir enquanto psicóloga e membro desta grande equipa, na nobre missão de ajudar os nossos jovens alunos a concretizar os seus sonhos, tal como fizeram comigo!”
Sílvia (psicóloga)
“ Mesmo parecendo um lugar-comum, é inevitável afirmar que a ESPL foi, para mim, uma escola de vida, para além de uma escola académica. Desde logo, entrar naquele espaço limpo e organizado, calmo e envolvente, foi algo tão marcante que ainda recordo as primeiras e maravilhosas aulas, os professores exigentes e atentos, a simpatia dos funcionários, a boa organização do Conselho Executivo, a qualidade da biblioteca, dos edifícios e tudo aquilo que deste espaço, físico e social, fazia parte. (…) A ESPL é um dos marcos da minha história de vida que ficará escrita para todo o sempre no meu coração.”
Marta de Oliveira - (aluna da ESPL de
1995 a 1998)
Receita para um Homem
Aproveitai os ensinamentos
Que vos transmitimos
E pautai por eles a vossa liberdade.
A essa pequena onda
De um vasto Oceano
Que será a vossa vida
Misturai lealdade
Juntai-lhe verdade.
…
Não esqueçais:
A humildade
A arte
A poesia
A cultura e os saberes
E muita democracia.
…
Evitai:
O preconceito
O racismo e a xenofobia
O egoísmo mesquinho
O saber volátil
O caminho perto
O percurso fácil
A aridez, do deserto.
…
Contemplai:
O pôr-do-sol
A lua
A luz das estrelas
O sono da noite
O alvorar da manhã
O calor do Sol
O frio do Inverno
O cheiro da terra
O curso de um rio
O percurso errante
A brisa do mar
O voo da gaivota
Este Mundo breve.
…
Acrescei um pouco de sonho
Um nada de utopia
Enfeitai com uns pozinhos de magia.
…
Deixai consolidar, fortemente, estes
valores
E crescei…
Crescei devagarinho…
Que é devagar que se atinge o bom caminho.
Póvoa de Lanhoso, 25 de Maio de 2006
O professor
Fernando Castro
“ A Escola Secundária recebeu-me a mim e aos meus colegas de turma de braços aberto, posso dizê-lo. Gostávamos da Escola, do curso, dos docentes... Cheguei inclusive, a fazer parte da Associação de Estudantes da escola e a participar na equipa técnica (luz e som) do grupo de Teatro da Escola Secundária.”
Paulo Reis
“Em 1991, com uma localização privilegiada, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso abriu as suas portas a toda uma comunidade escolar que ansiava por um edifício com instalações inovadoras, confortáveis, seguras, acolhedoras e com recursos humanos que prestassem um serviço que se diferenciasse pela qualidade educativa em todas as suas vertentes.
Esta instituição tem-se destacado pela forma como acolhe todos os que por ela passam, docentes e não docentes, alunos, pais/encarregados de educação e outros intervenientes de relevo na comunidade educativa. O reconhecimento deste facto acontece quando alguém chega de novo e refere que um amigo, um amigo de um amigo ou alguém, em conversa informal, a referiu como sendo um local onde os afetos e a solidariedade entre pares é uma característica. (…) Acredito, ainda hoje, que qualquer estabelecimento de ensino é muito mais de que um lugar onde se aprende apenas a ler, a escrever ou a contar, mas é sobretudo um local para formar futuros adultos responsáveis, interventivos, críticos, empreendedores e que gostem de partilhar ideias e de trabalhar em grupo. “
José Manuel Faria
“Nesta escola, desde a sua fundação, sempre funcionou uma associação de pais, ainda que de início fosse um organismo comum a outra escola do concelho: era a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas C+S Professor Gonçalo Sampaio e Secundária da Póvoa de Lanhoso. Servia assim os interesses das referidas escolas. Os corpos sociais reuniam alternadamente uma vez por mês em cada escola, resolvendo os problemas inerentes a cada uma, dando cumprimento às atividades propostas no início do ano letivo.(…) A Associação de Pais da Escola Secundária, à qual tivemos a honra de pertencer, sendo responsáveis inclusive pelo processo da sua legalização, agora como organismo autónomo, sempre privilegiou o diálogo com as estruturas de gestão pedagógica e diretiva da escola.”
Narcisa de Lemos Rodrigues –
Presidente e vice-presidente da Associação de Pais da Escola Secundária durante
vários anos
“A Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, sede do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, tem sido parceira incansável da Autarquia no capítulo da educação dos nossos jovens –pessoas em quem acreditamos, em quem depositamos grandes expectativas e esperanças e de quem depende o nosso futuro e o futuro da terra que tanto amamos.(…) Uma palavra final a quem faz da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso tudo aquilo que esta estrutura é e representa: o seu capital humano. Desde a direção a professores, desde funcionários a estudantes. É no trabalho e na dedicação de todos que reside o segredo do sucesso ao longo desta caminhada que soma já 25 anos. “
Manuel Baptista - Presidente da Câmara
Municipal da Póvoa de Lanhoso
... e há imagens que também gostamos
de recordar:
Seleção feita
pela professora, Rosa Sousa