terça-feira, 25 de outubro de 2022

Opiniões dos alunos do 10.º ano sobre a BE

No dia 14 de outubro, durante a manhã, as turmas do 10ºB, D e F, acompanhadas pela professora de Português, Lurdes Silva, foram conhecer a BE.E o que disseram e sentiram?

 A Biblioteca foi-nos apresentada pela professora Rosa Sousa, que é a coordenadora e também estava acompanhada por duas assistentes operacionais, D. Fátima Oliveira e D. Mª José Araújo.

A Biblioteca é um lugar muito importante e, por isso, tem de estar organizada de forma rigorosa.

Contudo, esta visita também teve outro propósito, que foi ajudar-me a escolher um livro para a minha apresentação oral no 2º período. Havia muitas escolhas, mas acabei por me encaixar num livro de casos criminais que tem como título “O gato preto e outros contos”. Eu gostei deste livro, pois a capa chamou-me a atenção e também me encantei com um capítulo que apontava para um assassinato.

Para concluir, achei uma Biblioteca bem agradável, organizada e interativa. Por isso, espero que esta não mude, pois isto sim, é uma biblioteca.

Filipe Nogueira, 10.ºB

 

A Biblioteca tem uma variedade de livros, DVDs e revistas que podem ser usados para ajudar a estudar ou para lazer.  As regras da biblioteca são basicamente não fazer barulho, usar o telemóvel para trabalho ou consulta e respeitar o material e as pessoas que trabalham cá. Esta visita serviu ainda para a sugestão de livros a escolher para apresentar na disciplina de Português.

Mariana Moreira, 10.ºB

 

Eu gostei de ir à biblioteca, foi uma boa experiência, pois deu para me orientar melhor para a próxima vez que lá for. A Professora Rosa leu-nos um excerto do livro “O Senhor Calvino” que melhorou ainda mais a nossa visita.

Afonso Gonçalves,10.º B

 

Na minha opinião a Biblioteca não mudou muito desde os outros anos, mas aparenta estar mais organizada e com novos projetos, como o estudo à noite para pessoas que precisam de terminar os estudos. (…) A visita à Biblioteca foi muito interessante e educativa, mas a minha parte favorita foi a leitura de um capítulo do livro “O Senhor Calvino” do escritor Gonçalo M. Tavares.

Francisco Sousa, 10.ºD

 

Esta visita à biblioteca ajudou-me a ter uma ideia do livro que quero ler, pois vi lá vários livros interessantes e a professora Rosa ajudou-nos a fazer a escolha.

Gostei bastante do aspeto da biblioteca, o cantinho dos filmes, o espaço dos computadores, dos livros e uma espécie de sala de estudo, tudo bem arrumado, organizado e limpo.

Gostei imenso dos livros que a sra professora nos mostrou e do excerto do livro que nos  leu, “O senhor Calvino” do escritor Gonçalo M. Tavares.

Micael Araújo , 10.º D

 

Com a ida à biblioteca escolar, aprendemos com estar naquele espaço e ajudou-me a escolher o livro para o projeto de leitura. Creio que vou levar “O Falcão”!

A professora Rosa, coordenadora da biblioteca, recebeu-nos calorosamente e explicou as regras de funcionamento, jo que podemos utilizar nas diferentes zonas visitadas, apresentou os livros que fazem parte do projeto de leitura para termos uma ideia e leu-nos um excerto do livro “ O Senhor Calvino” . Confesso que fiquei assustado com o tamanho dos livros!

David Freitas, 10.ºD

 

Na minha opinião, a biblioteca é muito aconchegante. Penso que vou passar bastante tempo lá.

Também gostei muito da visita e do pequeno texto que a professora Rosa leu, cujo nome era “O Senhor Calvino”, principalmente da parte em que diz que o sol queria ler os livros. O que os professores querem que os alunos façam é ser o sol, ou seja, que queiram ler livros.

Afonso Maia, 10.ºD

 

Esta ida à biblioteca ajudou-me a escolher o livro para o projeto de leitura, sinceramente, já tenho uma ideia de qual livro escolher.

Em termos de leitura, sugiro que houvesse leitura em voz alta, pois pode ajudar os alunos na sua procura das palavras e para ajudar quando houver apresentações.

A ida à biblioteca ajudou-me a refletir sobre a importância da leitura, de como nos pode fazer bem e expandir o nosso vocabulário. Tendo por base o texto lido do livro “O Senhor Calvino”, vou reproduzir uma frase que achei muito importante: “O sol queria ler como se fosse uma criança que estivesse a acabar de entrar na escola”; isto indica o quão importante é ler.

Luís Araújo, 10.º D

 

Para mim, a ida à biblioteca e o apoio da professora Rosa fez com que conseguisse escolher e encontrar o livro ideal para a minha apresentação oral.

Tenho como sugestão a série de livros Arsène Lupin, de Maurice Leblanc. Esta série de 21 livros policiais, trata de um ladrão de mil disfarces que nunca deixa rasto e um inspetor, Ganimard.

Todos estes romances policiais contêm histórias icónicas e cheias de ação.

Acho que a biblioteca está incrível, com um excelente aproveitamento do espaço, um local muito calmo para ler e estudar.

Em suma, adorei o espaço da biblioteca e o ótimo atendimento da professora bibliotecária e das assistentes operacionais.

Luís A. Machado , 10.º D

 

Esta visita ajudou-me não só a escolher o livro para a minha apresentação oral, mas também me deu ideias de futuras leituras. Numa 2ª parte da visita, a professora bibliotecária leu-nos um excerto de um livro onde o sol lia e gostava de ler; então, o protagonista começou a deixar um livro aberto, todos os dias numa página diferente para o sol ler.

Deu também para perceber como é que a biblioteca funciona e eu achei a forma de trabalhar das assistentes operacionais e da coordenadora excecional, não tendo assim nada a sugerir ou a apontar, mas não acho que os livros disponíveis sejam o estilo do jovem leitor de hoje

Por fim, acho que devemos ser todos como o sol a ler, pois vejo os livros como uma fonte de conhecimento e, principalmente, uma fonte de sabedoria.

Beatriz Mª Correia, 10.º D

 

Na biblioteca há muitos livros de bastantes tipos, mas poderia haver mais livros de anime, pois muitos alunos gostam deste género, porque é diferente dos tradicionais.

Gonçalo Silva, 10.ºD

 

Na minha opinião, a ida à biblioteca não foi nada de novo, pois já a conhecia e já a tinha frequentado várias vezes, tanto para fazer trabalhos de grupo, como para estudar individualmente ou mesmo para fazer os trabalhos de casa,

Pessoalmente acho a biblioteca um bom lugar para frequentarmos, pois estamos longe de barulhos ou ruídos, o que acaba por nos facilitar a concentração na realização de um trabalho ou uma tarefa.

Achei muito interessante o livro que a Professora Rosa leu “O Senhor Calvino” de Gonçalo M. Tavares. Por mim escolheria o mesmo para ler e usar para o meu projeto de leitura.

Letícia Alexandra, 10.ºD

 

 

A senhora professora Rosa também nos relembrou a forma de procurar os livros que queríamos, em cada uma das estantes; como pedir ajuda caso não encontrássemos o que pretendíamos e como se fazer as requisições. Para além disso, apelou à nossa responsabilidade para devolvermos os livros, dando o exemplo do ano letivo anterior em que não foram devolvidos cerca de 200 livros, prejudicando os colegas da escola.

Filipa Silva 10.ºF

Os pontos positivos que reparei durante esta visita foram: este espaço  é um lugar muito organizado e  abre-nos as portas para o conhecimento; tem um horário alargado e uma grande variedade de livros.

Uma mudança que eu ficaria muito grata era se a biblioteca aderisse a mais livros de aventuras e mistérios.

         Esta visita foi importante especialmente para os alunos que vieram de outras escolas, pois não conheciam o lugar.

Simone Marques, 10.ºF

 

Para além das opiniões da visita à biblioteca, também houve quem fizesse sugestões:

  Para puxar um maior interesse por parte de alguns alunos a uma ida e uso mais frequentes da biblioteca poder-se-ia acrescentar um novo tipo de livros:

- arranjar uma prateleira com mangá/anime;

- organização de sessões de cinema para ver filmes sobre alguns dos livros presentes na biblioteca;

 - a criação de um grupo de leitura também seria algo muito interessante onde alunos e professores partilhariam a sua experiência de leitura.

- destacar o autor do mês(autor de um livro mais requisitado no mês)

- haver mais livros de autores estrangeiros  

- livros de casa que já não queremos e por à disposição  de todos (só pega num livro quem trouxer outro)

Jonas Soares e Tiago Silva, 10.ºB



                                                                                                           Rosa Sousa e Lurdes Silva