No dia 25 de outubro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, vieram à Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso dois paquistaneses que se viram obrigados a fugir da guerra que está a decorrer, neste momento, na Ucrânia.
Quando decidimos convidá-los para partilharem as suas experiências, soubemos de imediato que iria ser marcante e “um abre olhos” na vida de todos nós que tivemos a oportunidade de ouvir o seu testemunho e inclusivamente de sentir na sua voz e ver no seu olhar o que a guerra implica e a quantidade de vidas que esta pode modificar negativamente e até mesmo tirar a vida a milhares de pessoas.
Consideramos que esta foi uma experiência muito benéfica, inesquecível e fulcral para percebemos o quanto devemos dar valor à nossa vida, na qual a liberdade existe.
E para além de tudo o que já mencionamos anteriormente, pretendemos ainda alertar-vos que é necessário sermos solidários com quem tem de deixar tudo o que tem para trás e “começar do zero”, pois a empatia e a compaixão é um dos bens mais preciosos que temos para oferecer aos outros.
Beatriz Lopes, 12.ºD
Carolina Oliveira, 12.ºD
Margarida Ribeiro, 12.º D
Mariana Ribeiro, 12.ºD