Nos dias vinte
e nove e trinta de março as turmas do 11º F e 11º E participaram numa visita de
estudo a Lisboa e Sintra. No primeiro dia na Fundação Calouste Gulbenkian foi proporcionada aos alunos uma visita guiada com
a atividade interativa OVI: olhar, ver, interpretar, a qual lhes
permitiu conhecer parte da coleção reunida em vida pelo importante mecenas
Arménio que dá nome à Fundação, Calouste Gulbenkian. Os alunos foram
organizados em dois grupos, sendo cada grupo acompanhado por duas professoras e
uma guia que explicou com detalhe algumas das peças distribuídas pelos núcleos
de Arte Egípcia, Mesopotâmia, Extremo Oriente, entre outros. Os alunos
interagiram com as guias e revelaram bastante interesse e curiosidade perante o
acervo da Fundação. Seguiu-se o almoço, sendo que muitos aproveitaram os
bonitos jardins da Fundação para usufruírem da sua refeição ao ar livre. Foi
com gosto que as professoras ouviram de muitos dos alunos que gostariam de ter
tido mais tempo para explorar as múltiplas atividades e exposições que aquele
espaço lhes oferece, revelando vontade de lá voltar.
A parte da tarde foi passada no Parque
das Nações e Oceanário. As atividades no Oceanário iniciaram-se com o atelier
“A cidade do futuro”. Orientados pela monitora, os alunos participaram num jogo
onde foram confrontados com questões interdisciplinares de sustentabilidade
urbana e desafiados a construir uma cidade sustentável. Esta atividade permitiu
desenvolver as competências do trabalho em equipa, a capacidade de observação e
a criatividade. Foi notório o interesse dos alunos na mesma e visível a
participação ativa de todos. Seguiu-se a visita guiada aos diversos aquários,
sendo sem dúvida o aquário principal uma das maiores atrações. Os outros
espaços também foram muito apreciados, sobretudo o das lontras e o dos
pinguins. Por fim, a guia, dada a sua disponibilidade e o bom comportamento e
interesse do grupo, continuou a visita guiada à exposição «Florestas submersas
by Takashi Amano», que não estava inicialmente prevista. O objetivo da passagem
pelo Oceanário é que os alunos aprofundem conhecimentos interdisciplinares e
reinventem a forma como olham para os oceanos e as cidades através destas
atividades que contribuem para a sua formação como cidadãos ativos e capazes de
contribuir para a mudança. Houve
ainda tempo para explorar o espaço do Parque, observar a obra de Bordalo II em
homenagem ao lince ibérico em extinção, visitar o centro comercial Vasco da
Gama e jantar à beira-rio.
A visita a Sintra ocorreu no segundo dia, depois de
uma noite dormida na pousada da juventude, em Oeiras. Na histórica e sempre
bela vila de Sintra, a subida à serra, com o intuito de visitar o
chalet-e-jardim-da-condessa-d'Edla, segunda mulher do rei D. Fernando II, teve
algumas peripécias para mais tarde recordar! Enquanto uns fizeram a subida até
ao local da visita de autocarro, outros, não muitos! aventuraram-se caminhar
serra acima. Todos chegaram ao destino e visitaram o chalet ao estilo alpino,
no parque da Pena. A reportagem fotográfica retrata a beleza do local, tendo
sido reconhecido por todos como um espaço repleto de encantos. A descida foi
feita a pé, pela verdejante vila Sassetti e desta vez não houve autocarro!
Também aqui o feedback recebido dos alunos foi muito positivo, para contentamento das professoras que ficaram com a sensação que tanto mais havia para ver e descobrir na vila a quem Lord Byron chamou “Éden Glorioso”.