terça-feira, 2 de maio de 2023

O Concurso Nacional de Leitura

 

O que é O Concurso Nacional de Leitura?

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.

 O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das diferentes fases:

. Fase Escolar / Municipal: engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

. Fase Intermunicipal: congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

. Fase Nacional: conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apura cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.​

Embora o nosso agrupamento não tenha participado desde o início (e vamos no 16º ano), há mais de 10 que levamos a cabo a iniciativa e já estivemos presentes na fase final de 2018-19 em Braga.

Podendo ser as inscrições feitas individualmente na biblioteca após a publicação na RBE do seu regulamento, o agrupamento tem vindo, desde há alguns anos, a incluir o projeto nas medidas para melhor aprender e ensinar, tornando-o extensivo a todos os alunos de todos os anos na fase de escola. Deste modo, preparado pela equipa da biblioteca, todos os alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade, entre dezembro e janeiro, são convidados a ler um livro ou alguns contos para depois se proceder à sua avaliação e escolha dos representantes para a fase seguinte.

Como já foi dito, há muitos anos que o nosso Agrupamento acarinha o Concurso Nacional de Leitura, promovendo anualmente esta iniciativa e incentivando a participação do maior número possível de alunos.

Graças ao CNL, temos contribuído para fomentar a leitura dos nossos alunos e desenvolver a sua literacia pela descoberta de autores portugueses, lusófonos e estrangeiros, este ano com as seguintes propostas de leitura:

1.º Ciclo 3.º anoA princesa da Chuva"; Luísa Ducla Soares

      4.º ano - "A cidade dos cães e outras histórias"; Luísa Ducla Soares

2.º Ciclo –  5.º ano - "Abada de histórias"; António Mota; Asa


      6.º ano - "A menina do mar"; Sophia de Mello Breyner Andresen, Porto Editora

3.º Ciclo 7.º ano - "Dentes de rato"  Agustina Bessa-Luís (EB do Ave)

                 7.º ano- "Sexta-feira ou a vida selvagem"  Michel Tournier (ESPL)

                       8.º ano -O Tiago está a pensar"  Maria Teresa M Gonzalez (EB do Ave e ESPL)

Secundário10.º ano- Conto da Ilha desconhecida” José Saramago; Caminh

                 11.ºano - Os da minha rua” Ondjaki, Bis -Leya      

 

A 26 de abril, na recente Casa do Livro da Póvoa de Lanhoso, teve lugar a prova escrita da fase intermunicipal, promovida este ano pelo Município de Vizela, e participaram os alunos apurados na fase escolar. Foram os seguintes os alunos do nosso agrupamento:

1.ºciclo

Rodrigo Fernandes Oliveira (4.ºA)

Ângelo Viegas Silva (4.º B)


2.ºciclo

Mariana Cardoso (5.ºB)

Beatriz Fernandes Antunes (6º.A)


3.ºciclo

Francisca Vieira da Costa (7.ºB)  

António Guilherme Ribeiro Viegas (7.ºD)


Secundário

Luana Couto (11.ºC)

 Jéssica Borges (11.ºC)

Gonçalo Dinis Tinoco Oliveira (10.ºC)

Guilherme de Oliveira Martins (11.º B)  


As obras que tiveram de ler foram:




Todos estes candidatos se mostraram à altura das expectativas, sendo, para nós, vencedores pelo entusiasmo com que acolheram este desafio, pela sua postura educada e pelo brio com que nos representaram.

No dia 28 a partir das 14.30H, no auditório Francisco Ferreira, na Câmara Municipal de Vizela, decorreu a 2.ªfase que consistiu na leitura de um excerto do livro e de uma prova de improviso a partir de uma frase escolhida por cada um dos 5 finalistas dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave, designadamente, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

 Foi num ambiente sereno e divertido que decorreram as diversas provas que levaram ao apuramento dos representantes da fase final a realizar em junho, em Torres Vedras.

Os nossos alunos, Rodrigo Fernandes Oliveira (4.ºA) e Mariana Cardoso (5.ºB) foram apurados para as provas de palco e estiveram muito bem, tanto na leitura, como no improviso.

Não fomos apurados, no entanto, foi uma experiência nova e repleta de emoções. Este encontro que dignifica a leitura e os leitores, confirmou mais uma vez que os livros são realmente capazes de cativar os mais jovens, alimentando o seu intelecto e, sobretudo, a sua alma, levando-os a olhar o mundo numa perspetiva mais crítica, enriquecida por outros olhares e pela sua própria reflexão.

A coordenadora da biblioteca: Rosa Sousa