domingo, 10 de dezembro de 2023

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos com poesia

 

Sou criança, 

Mulher, ou homem, 

De qualquer cor ou nenhuma. 

Do deserto, da planície, 

Da floresta, do turbilhão de casas 

Amadas ou magoadas,

E quero ser livre, 

Que me curem a dor, 

Que me deem amor, 

Que me digam que o horizonte é ali

E posso navegar nas histórias 

E enfeitiçar memórias 

E rir e cantar e voar. 

Quero olhar para mim, 

Ser de ferro ou de marfim

Ser de tela ou promessa. 

(Quem disse que a dama vendada fugiu?) 

Firme na dignidade e respeito,

No desejo de construir,

Quero acreditar,

Confiar, 

Tolerar. 

Que a regra seja mesmo essa. 

E que em viver ninguém duvide. 

 

Sou um malmequer 

Uma papoila e um amor-perfeito. 

Sou uma andorinha, 

Um piano e um mapa

E uma estrada e um mar revolto. 

Sou a lua toda. 

Desenha-me assim, 

Tu que passas,

Sem mordaças, 

Num carrossel onde todos rodopiam.

 

Glória Pires de Lucena