quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Inspirados por António Vieira

 Os alunos do 11.º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso colocam a arte ao serviço da

comunicação.


… os pais comunicam

No passado dia 7 de dezembro fui convidada a ir à escola participar numa atividade do meu educando.

Já sabia do que se tratava, pois acompanhei o processo em casa e vi a dedicação e interesse que ele destinou ao projeto.

Foi realmente uma atividade muito interessante que envolveu várias disciplinas e que nos fez refletir sobre vários aspetos. “ O Sermão de Santo António aos Peixes” do Padre António Vieira englobou temas de Cidadania, da interculturalidade e do desenvolvimento sustentável, a leitura expressiva dos vários sermões realizados por eles mesmos e alguns deles mostraram os seus dotes musicais.

Fiquei ainda mais impressionada com o facto de os alunos terem construído os seus sermões e terem conseguido adaptá-los à sua realidade, o que não é nada fácil.

Gostaria de dar os meus sinceros parabéns a todos os envolvidos e referir que deveria haver mais momentos de partilha entre a escola e a família, pois todos queremos o desenvolvimento integral dos nossos filhos e alunos.

Finalizo, dando o meu agradecimento sincero por ter passado um fim de tarde tão agradável na companhia de jovens tão talentosos e cheios de vontade de inovar e fazer cada vez mais por si, pela escola e pela comunidade onde estão inseridos.

Bem haja a todos!

Carla Morais


Como encarregada de educação, gostei imenso da iniciativa. Considero que foi uma experiência diferente, tanto para os alunos, como para os pais. Esta atividade permitiu uma ótima convivência e proximidade entre pais e alunos. Apreciei também o facto de os sermões serem acompanhados por instrumentos musicais pois, a meu ver, deram ainda mais vivacidade às leituras.

Os meus mais sinceros parabéns às professoras e aos alunos. Ambos fizeram um excelente trabalho!

Carla Araújo


No passado dia 07 de Dezembro, assisti a uma apresentação dos alunos do 11° ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, no âmbito das comemorações dos 75 anos da proclamação de Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  Nesta simbólica mas notável apresentação à comunidade escolar, os alunos (homens do leme) guiados pelos seus capitães (professores de Português e Cidadania) concretizaram um momento de reflexão sobre diversas problemáticas que nos assolam na atualidade (direitos humanos básicos, guerra, sustentabilidade, etc.), proporcionando aos presentes um momento em jeito de lição de cidadania.

  Partindo de um conteúdo do programa de Português do 11° ano que remonta o século XVII- Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira- os alunos conseguiram estabelecer analogias com a atualidade, comparando a mensagem intemporal subjacente ao referido Sermão e adaptaram-na com mestria ao nosso quotidiano e às vivências/ problemáticas atuais.

  Desta forma, os alunos exploraram o texto em profundidade e, através das alegorias dos peixes, associaram-nas às virtudes e vícios dos homens do presente. A posteriori, desenvolveram o seu sentido crítico e criativo redigindo os seus próprios sermões, dirigindo-se com mestria à sociedade atual.

  Este momento de partilha de saberes transversais e intemporais foi, ainda, abrilhantado pelas habilidades musicais dos alunos envolvidos.

  Foi uma oportunidade de reflexão sobre a sociedade conturbada em que vivemos, demonstrando claramente que estes jovens alunos são capazes de fazer a diferença e controlar “o leme”.  Basta orientá-los, envolvê-los e deixá-los criar!

  Foi, também, uma singela mas digna homenagem aos professores que os fizeram pensar, que lhes despertaram curiosidade e os incentivaram a partir à aventura!

   Parabenizo os alunos e professores envolvidos e termino com um sincero obrigada pelo prazeroso momento que me (nos) proporcionaram!

   Acreditem! Tudo vale a pena…

Ana Luísa Gonçalves Branco Barroso


… os alunos comunicam…

… uma atividade que nos poupou tempo, mas não nos poupou aprendizagens nem vontade de trabalhar!  11.ºA

Atividade que nos fez apreciar melhor o “Sermão de Santo António aos Peixes” e sentir o que escrevemos.  11.ºB

Atividade enriquecedora tanto a nível escolar como cultural. 11.ºC

 Chegado o dia e aproximando-se a hora, os nervos continuavam à flor da pele, mas as mensagens foram todas bem transmitidas. 11.ºD

Clica na imagem