terça-feira, 7 de maio de 2024

Semana Ubuntu AEPL

Ecos da participação na Semana Ubuntu do AEPL 2024

 

De 15 a 19 de abril de 2024, vinte e oito alunos do 8.º ano do nosso Agrupamento tiveram a oportunidade de participar em mais uma edição da Academia de Líderes Ubuntu.

A Academia é um programa de capacitação de jovens através de um modelo não formal de educação, inspirado pela filosofia Ubuntu, uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és!”. Trata-se de uma iniciativa do IPAV (Instituto Padre António Vieira) e contou, mais uma vez, com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso, que cedeu as valências da Casa da Botica para a dinamização das atividades.

Os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em diversas dinâmicas e jogos e partilhar muitos momentos de reflexão e convívio, numa experiência transformadora, que potenciou o autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência, bem como a empatia e o serviço. O grupo teve ainda a oportunidade de escutar e se deixar inspirar pelos testemunhos do prof. Sérgio Cabral e do bombeiro Bruno Oliveira.


Aqui ficam alguns testemunhos dos alunos que viveram esta Semana Ubuntu:


Maria João Alves, 8.ºB:

«A semana Ubuntu foi e será inesquecível. Uma semana intensa, cheia de emoção, onde cada um se conheceu melhor e aos colegas. Explorámos vários temas, como a inspiradora história de Nelson Mandela, com quem aprendemos vários valores, como por exemplo “perdoar o próximo”. (...) Outros momentos mais sensíveis, envolvendo a escrita, fizeram-nos construir pontes entre nós e descobrirmos mais sobre o nosso ser interior.

Saímos desta semana mais confiantes, aprendendo a dar mais valor às coisas positivas, a acreditar nas nossas capacidades e, especialmente, a ser empáticos.

Semana que nunca irei esquecer, onde me tornei um novo ser, um novo eu.»


Anita Macedo, 8.ºA:

«A Semana Ubuntu foi uma experiência incrível, impactante, mas, ao mesmo tempo, difícil. Todos os dias, dinâmicas diferentes, com momentos para refletir, outros para brincadeiras e outros ainda emotivos.

Esta semana foi uma das melhores experiências que vivi, aprendemos várias coisas e sentimo-nos seguros, confiantes e sem medo de julgamentos.

Da semana de 15 a 19 de abril levei novas amizades para a vida e, principalmente, lições para a vida.

O último dia foi um dia triste, porque tivemos de nos despedir dos novos amigos, mas também feliz, porque agora fazemos parte da Academia de Líderes Ubuntu.

Com tudo o que fiz e vivi na semana Ubuntu, penso que mudei e também me fez pensar de outra forma.»


Mónica Gomes, 8.ºE:

«A Semana Ubuntu foi com certeza a melhor semana da minha vida. (...) eu conheci-me melhor e percebi que consigo ir muito além das minhas capacidades. Percebi que todos temos problemas e que não estamos sozinhos/as, senti que com aquele grupo podia mesmo desabafar, senti que podia contar com cada pessoa que estava lá. No início, estava mais reservada, no meu canto, mas depois fomos literalmente construindo pontes e soube que não estava sozinha, aquelas pessoas são como que a minha segunda família (...).

Esta semana marcou-me muito. Foi uma experiência que irei levar para o resto da minha vida.»

  

Matilde Silva, 8.ºB:

«Foi uma semana de renovação. Foi uma semana de inspiração.

Nesta semana UBUNTU construímos pontes, derrubamos obstáculos, trabalhamos no nosso ser e a nossa autoconfiança e, no final, saímos com um olhar UBUNTU.

Foi uma semana incrível!

Obrigada!» 


Fátima Silva, 8.ºB:

«Para mim, esta semana foi uma semana incrível. Serviu para nos percebermos melhor e ver que não somos os únicos que temos problemas, toda a gente tem (...). É uma semana em que tu te sentes segura e livre, porque sabes que toda a gente te apoia.

A Semana Ubuntu é uma semana acolhedora, protetora e segura».

A equipa de Educadores Ubuntu AEPL