segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Ouça, veja, leia.

Os alunos do 10.º B ousam sugerir para o mês de novembro:


Alexander Search é um dos semi-heterónimos criados por um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa. Com este nome, Fernando Pessoa escrevia cartas e poemas tanto em inglês como em português.

Como exemplo desses poemas, podemos mencionar o "A Day in the Sun" , na  voz de Salvador Sobral : https://youtu.be/YSD4fWvdPzc?si=IRemEjuhfa9NroK3

Luna Marques Guimarães, 10.ºB

 



 

Foi-me proposta uma atividade na aula de Português, escolher uma trama cinematográfica que tenha apreciado. Poderia ter escolhido muitos outros filmes, porém, decidi privilegiar um deles: Interestelar. 

Qual a razão da minha decisão? Simplesmente porque este filme me chamou a atenção do início ao fim e fazendo-me refletir acerca das formas de viver no nosso planeta. A história remete-nos para temas profundos como a sobrevivência da humanidade, a exploração do desconhecido e as complexas emoções humanas, como o amor e o sacrifício.  

Não há dúvida de que é um filme de ficção-científica, contudo, a narrativa consegue combinar, na minha opinião, a ciência e a ficção de forma impactante, abordando conceitos como buracos negros, dilatação do tempo e dimensões alternativas deixando-me muitas vezes curioso sobre a possibilidade de tais momentos poderem vir a acontecer no futuro do nosso planeta.  

Mas o que também torna o filme interessante é que não só aborda conceitos complexos de física, como buracos de minhoca, relatividade e dimensões extras, como também nos apresenta as complexidades das relações humanas. A procura pela sobrevivência da espécie humana cruza-se com problemas pessoais, como a ligação tão intensa que existe entre Cooper e a sua filha, Murphy, levando-nos assim, por outro lado, para um contraste entre a imensidão do cosmos e a vida quotidiana do Ser Humano. 

Também apreciei bastante a banda sonora que é da autoria de Hans Zimmer que faz com que este filme se torne uma experiência cinematográfica única e bastante emocional acompanhada de efeitos especiais que criam uma imersão profunda no espaço e nos desafios que ele impõe à humanidade.  

Em suma, como já referi, interessei-me pelo filme porque este desafia a imaginação e nos obriga a refletir sobre o futuro da Terra, o papel da ciência e da exploração, ao mesmo tempo que reforça a importância do amor, da esperança e da persistência. Aconselho-o mesmo! 

 
Santiago Bártolo da Silva, 10.ºB




Atendendo ao centenário da morte de Franz Kafka, resolvi escolher uma das suas obras-primas, o livro intitulado “A Metamorfose” que conta a história de Gregor um caixeiro-viajante, que acorda em forma de um bicharoco monstruoso com carapaças e inúmeras pernas finas.
Ao longo do livro, vemos a sua adaptação à sua nova forma e como os seus familiares e as outras pessoas reagem.
Recomendo este livro por ter uma história que se desenrola de uma forma fascinante e poder ser facilmente lido numa tarde!

Jesus Tinoco, 10.º B