quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Semana Erasmus+

Intercâmbio Internacional no AEPL: Mobilidade com Alunos Espanhóis e Polacos!


Nesta última semana, a nossa escola viveu uma experiência vibrante e transformadora com a presença de alunos espanhóis e polacos no Projeto Erasmus+ Well-Being at School: Learning and Teaching.

Era notória uma atmosfera de expectativa e entusiasmo no ar desde domingo (dia 10-11-2024), quando os nossos colegas espanhóis chegaram ao fim da tarde. Sorrisos tímidos e olhares curiosos marcaram os primeiros momentos, mas logo se encheu a escola de energia com a promessa de uma semana inesquecível.

O programa começou na segunda-feira com uma palestra de boas-vindas para introduzir os alunos ao que estava por vir.

No início, havia um pouco de timidez, mas a curiosidade de cada um superava qualquer barreira, aproximando-nos. A primeira atividade foi a participação no Physics Lab - Rocket workshop, onde os alunos tiveram oportunidade de construir e lançar foguetes. Seguidamente os alunos participaram no magusto da escola. O almoço, que contou com a presença dos alunos portugueses, foi uma oportunidade para as primeiras amizades, ainda que com risos envergonhados.

Na tarde desse dia, uma visita ao Castelo da Póvoa de Lanhoso e aos castros locais trouxe uma imersão na nossa história e cultura, o que proporcionou uma primeira conexão com o que a nossa terra tem de especial. Com o cair da noite, os alunos estrangeiros foram entregues às famílias que os hospedariam, e a magia do programa Erasmus+ começou a acontecer também na casa de cada um. Já de madrugada, os novos sorrisos chegaram, desta vez da Polónia, ampliando ainda mais o espírito multicultural da semana.

Na terça-feira, o dia começou com uma nova palestra de boas-vindas, desta vez oficial e para todos, com apresentações de cada país e escola envolvidos. Os alunos, um pouco mais à vontade, tiveram a oportunidade de compartilhar a cultura e as curiosidades dos seus países, o que proporcionou uma troca de conhecimentos e risos.

Logo depois, uma atividade de “Ice-Breaking” ajudou a quebrar as barreiras restantes, o que permitiu que todos se soltassem e se aproximassem. Em seguida, fomos recebidos na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, onde assistimos a um vídeo que apresentou as maravilhas do nosso concelho.

À tarde, seguimos para a Carvalha de Calvos. A paz e contacto com a natureza permitiram reflexões e conversas que fortaleceram ainda mais as novas amizades.

Na quarta-feira, a aventura levou-nos a Ofir e aí realizámos um peddy-papper pelas praias e belezas da costa. Desafios, cooperação e muita diversão marcaram o percurso. No final fizemos um lanche partilhado na praia, desfrutando de momentos de descontração. O ponto alto foi a aula de surf que tomou lugar no período da tarde, que despertou risos, coragem e, claro, muitos mergulhos inesperados no mar. Ver os sorrisos, as brincadeiras e o espírito de união entre todos foi a prova de que, apesar das diferenças culturais, as semelhanças falam mais alto.

Quinta-feira foi um dia especial, pois fomos ao Porto, começámos por explorar a cidade, atravessar a ponte D. Luís I e apreciar a beleza da cidade. Foi um dia de descoberta e, para muitos, uma possibilidade de guardar memórias preciosas. À noite, um jantar de despedida emocionou todos. As fotos e os vídeos tirados ao longo da semana foram projetados, relembrando cada momento vivido. Entre risos, o karaoke animou a festa, e a entrega de diplomas eternizaram-se as conquistas e os laços que ali se formaram.

Na sexta-feira, a despedida foi inevitável. Abraços apertados, promessas de reencontros e lágrimas marcaram a partida dos nossos amigos. A semana Erasmus+ foi muito mais que uma semana de atividades! Foi uma celebração da amizade, da cultura e do espírito de união que nos une, mesmo sendo de países diferentes.

Guardaremos para sempre as memórias, as lições e, principalmente, as amizades que nasceram desta experiência inesquecível.


                                            
                                                                                                                        Artigo realizado por:

Afonso Fernandes, Anamar Silva, João Afonso e Maria João