10.º B – as nossas sugestões para dezembro
A música
Decidi destacar esta música, primeiro, pelo seu estilo e pela sua melodia, com efeito, são ritmos que eu adoro - rap americano - e, depois, pelo compositor e cantor Eminem.
Apesar de esta música não ser propriamente recente, é muito conhecida pela história que retrata e pelo ritmo, o que permitiu a sua divulgação comercial.
É-nos contada a vida de uma família americana nos anos 90 destacando a relação que se estabelece entre pais e filhos/as com os seus conflitos geracionais, expondo as dificuldades que tiveram para ultrapassar vários problemas da vida, realçando tudo o que o cantor fazia pelas filhas.
Simultaneamente, esta história triste que nos faz refletir acerca da sorte que temos em viver numa sociedade como a nossa, a música é viciante como, aliás, a meu ver, todas as outras do cantor!
Santiago Bártolo da Silva 10.ºB
Olá, venho falar sobre um filme que recomendo para este mês...O filme em questão é “Sozinho em Casa”. É um clássico que nunca pode faltar no Natal. O filme retrata a história um menino que, supostamente, ia de viagem com os pais, mas o menino, Kevin McCalister, ficou em casa!
Deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal, Kevin McCalister de oito anos tornou-se, da noite para o dia, o homem da casa! Sozinho, tímido e desajeitado tenta resolver os seus problemas diários como ir às compras, cozinhar, lavar a roupa e até tomar banho. Mas tudo se complica quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa e ele tem de a defender da única maneira que sabe.
Recomendo o filme que associa o espírito Natalício à diversão!
Existem várias edições de “Sozinho em Casa”, mas nenhum é tão bom quanto o original!
O trailer está aqui:
O livro
1984, de George Orwell é um livro que nos faz pensar sobre liberdade e controlo, para além de nos levar a questionar em quem confiamos.
A
história ocorre numa sociedade onde todos são vigiados pelo “Grande Irmão”, uma
figura que simboliza o poder e autoridade do estado. Mais, até os pensamentos
podem ser punidos!
Esta
obra mostra o perigo de perdermos a nossa privacidade e a nossa liberdade.
É uma
leitura incrível para quem gosta de refletir sobre o mundo e os caminhos que
ele pode tomar. Vale a pena descobrir!
Luna Guimarães,
10.ºB