quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Escola em Movimento - 11.ºB - Dia de S. Martinho na ESPL - Eco-Escolas

Hoje, para além da Feira de Outono, a nossa escola viveu um momento muito especial: o hastear da Bandeira Eco-Escolas.

Este ato simbólico representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, que promove boas práticas ambientais e a sustentabilidade no quotidiano escolar.

O nosso agrupamento conta com duas escolas integradas neste programa e, para assinalar esta conquista, convidamos as professoras coordenadoras do projeto em cada escola a partilharem a sua perspetiva sobre o percurso e o impacto do Eco-Escolas.

As  professoras Ana Fernandes e Paula Vieira, em representação da ESPL, enviaram um documento com respostas diretas às perguntas que lhes foram colocadas.

 Por sua vez, as professoras Ana Isabel Fonseca e Sameiro Veloso, responsáveis pelo projeto na Escola Básica de Taíde, escreveram um texto que reflete o compromisso da escola com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável ao longo dos anos. 


ECO-ESCOLA DO AVE +...

 A comunidade da Escola Básica do Ave desde há muito que se preocupa com questões ambientais, contudo, foi no ano 2015/16 que abraçou oficialmente o Projeto Eco-Escolas.

A partir dessa altura, todos os anos, o conselho Eco-Escolas constituído pelos representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente, técnicos superiores e dos parceiros Eco-Escolas reúnem 2 ou 3 vezes, após a Auditoria Ambiental, contribuindo, entre outros aspetos, para a elaboração do Plano de Ação e do Eco-código, alguns dos 7 passos exigidos por este Programa. Neste momento, os parceiros da Eco-Escola do Ave são a Câmara Municipal daPóvoa de Lanhoso, o Centro de Interpretação Carvalho de Calvos e a EscolaSegura que muito têm contribuído para cumprir esta missão.

Sempre a pensar na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável, integrados nas dimensões da cidadania, a equipa Eco-Escolas da Escola Básica do Ave do Eco-Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso,[…] desenvolve várias ações que resultam do trabalho autónomo realizado em torno dos desafios Eco-Escolas, alguns envolvem os encarregados de educação, pais e famílias. Assim, a Brigada Verde monitoriza os consumos de água e energia e ainda a separação de resíduos; a Brigada da Cantina, hábitos alimentares,... algum trabalho realizado em articulação com outros projetos/clubes da Escola/Agrupamento, entre outros: os clubes (Cons)Ciência e ConviveMais.

De realçar que o dia 11 de novembro já há muito que marca “eco-tradições” na Escola Básica do Ave!... Este ano não será diferente!... O Dia Eco-Escolas associado às Tradições do Outono que incluem a Feirinha do Outono, Teias de Cultura, Magusto e Jogos dinamizado pela equipa responsável envolve a comunidade educativa da Escola Básica do Ave, uma forma de destacar que a equipa Eco-Escolas é formada por todos nós, uma comunidade educativa que tenta orientar cada um a agir em prol de um ambiente melhor, mais sustentável...

 

Coordenadoras da Eco-Escola do Ave,

Professoras: Ana Isabel Fonseca e Sameiro Veloso

 Entrevista

Alunas ESPL – AL

Coordenadoras ECO Escolas, ESPL- COORD

 

AL -Como é que os alunos aderem ao projeto?

COORD - Qualquer aluno pode fazer parte do Conselho Eco-Escolas, podem falar com as coordenadoras responsáveis (Professoras Ana Fernandes e Paula Leite) para integrar este grupo de trabalho, que inclui também professores, funcionários, pais e representantes da autarquia e outros parceiros (GNR) . Os alunos têm maioria de representação, garantindo voz ativa nas decisões e propostas de atividades.

AL - O que é feito no âmbito do Eco-Escolas?

COORD- O programa Eco-Escolas promove ações de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar em projetos práticos e participativos.

O Eco-Escolas é um programa internacional de educação ambiental para a sustentabilidade, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996. É promovido globalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas.

A implementação do programa segue uma metodologia estruturada em sete passos, que garantem a participação ativa dos alunos e da comunidade:

  1. Conselho Eco-Escolas – grupo de trabalho com alunos, professores, funcionários, pais, autarquia e outros parceiros.
  2. Auditoria Ambiental – diagnóstico da situação ambiental da escola.
  3. Plano de Ação – definição de objetivos e atividades a realizar.
  4. Monitorização e Avaliação – acompanhamento dos progressos.
  5. Trabalho Curricular – integração dos temas ambientais nas disciplinas.
  6. Envolvimento da Comunidade – participação de famílias, autarquias e entidades locais.
  7. Eco-Código – conjunto de princípios ambientais definidos pela escola.

As escolas trabalham os temas base: Resíduos, Água e Energia, existem também os temas opcionais, que este ano são: Biodiversidade, Espaços Exteriores e Preservar e Regenerar e Ação Climática Biodiversidade.

AL - Qual é o impacto que o Eco-Escolas tem nas escolas?

COORD - O Programa Eco-Escolas tem um impacto muito positivo nas escolas, promovendo a consciencialização ambiental e o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis entre alunos, docentes e restante comunidade educativa. Contribui para uma aprendizagem mais participativa e interdisciplinar, integrando a Educação Ambiental e para a Sustentabilidade nas práticas pedagógicas. Melhora a gestão dos recursos e dos espaços escolares, estimula o trabalho em equipa e reforça a responsabilidade partilhada. Além disso, aproxima a escola da comunidade local, fortalecendo parcerias e projetando uma imagem de instituição comprometida com os valores ecológicos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em jeito de conclusão diríamos que, com o programa Eco-Escolas, procuramos promover mudanças sustentáveis nos comportamentos, na consciência ecológica e na cultura escolar, além de fortalecer a cidadania ativa dos alunos. Os temas ambientais são trabalhados em várias disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar.

AL - Como se sentem em estar à frente do projeto?

COORD - Estar à frente do projeto Eco-Escolas é uma experiência muito gratificante, pois permite dinamizar a escola em torno de valores de sustentabilidade, cidadania e responsabilidade ambiental. É motivador ver o envolvimento dos alunos e perceber que pequenas ações podem gerar mudanças significativas. Apesar dos desafios que a coordenação implica, prevalece um sentimento de orgulho e satisfação por contribuir para uma escola mais ecológica, participativa e consciente. A que acresce um sentimento de responsabilidade, pois as escolas que implementam com sucesso o programa recebem a Bandeira Verde Eco-Escolas, símbolo de compromisso com a sustentabilidade.

 

As Coordenadoras Eco-Escolas da ESPL

Professoras: Ana Fernandes e Paula Vieira Leite


E  finalizámos com a entrevista ao Sr. Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso.